Sistema carcerário

Castanha e doce de leite: Seape autoriza entrada de novos itens para presos

Uma portaria publicada no Diário Oficial amplia a lista de produtos autorizados a serem entregues aos custodiados do Complexo Penitenciário da Papuda

Darcianne Diogo
postado em 17/03/2023 22:37 / atualizado em 17/03/2023 22:37
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

Castanhas, doce de leite e pé-de-moleque. Esses são alguns dos alimentos que serão permitidos na entrada de visitantes aos presos do Complexo Penitenciário da Papuda. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) publicou uma portaria com uma lista com os itens destinados aos custodiados, que incluem produtos de higiene, medicamentos e peças de vestuário.

A portaria foi publicada nessa quarta-feira (15/3) e divulgada no Diário Oficial do DF (DODF) nesta sexta (17/3). Da lista dos alimentos permitidos, a Seape aumentou a quantidade das gramas permitidas para os biscoitos industrializados de sal ou maisena. De 500g passa para 800g, exceto para as bolachas recheadas, caseiras ou petas de polvilho e semelhantes.

A novidade são os doces e as castanhas. Agora, os visitantes podem levar aos presos pé-de-moleque ou doce de leite em sachê. Será permitida a entrada de até 28 unidades, desde que os produtos estejam em embalagem lacrada pelo fabricante. No caso das castanhas, elas podem ser as de caju ou do pará e só podem entrar até 300g. A Seape exige que as castanhas estejam também em embalagem lacrada pelo fabricante.

Às presas lotadas na Penitenciária Feminina do DF (PFDF) está autorizada a entrega de 500mm de creme corporal, 500mm de shampoo, 500mm de creme para o cabelo e um pacote de cera fria para depilação. Todos esses produtos devem estar em embalagem transparente, conforme as normas estabelecidas pela pasta.

Vestuário e hotelaria

A lista engloba, ainda, os produtos de vestuário e hotelaria. Os presidiários podem receber, a cada 180 dias, quatro peças de camiseta (exceto regaram polo, transparente, estampada, decotada ou com botões); quatro bermudas e duas calças (sem zíper ou cordões); uma blusa de frio sem capuz, zíper e forro; seis cuecas; um par de tênis do tipo futsal; dois lençóis tipo solteiro e sem elástico; um cobertor de solteiro; duas toalhas; seis sutiãs sem bojo, aros, fechos ou estruturas metálicas; seis calcinhas de algodão; duas calças corsário na cor laranja, sem transparência; e um pente em plástico. Todos os itens devem ser brancos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE