Dia da Água

Especialistas em meio ambiente debatem sobre a preservação da água

Com tema "A preservação de Brasília vista pelo espelho d’água", o evento ocorre das 19h às 21h e contará com a presença de diversos especialistas em meio ambiente

Correio Braziliense
postado em 22/03/2023 16:31 / atualizado em 22/03/2023 16:33
 (crédito: Divulgação/IHG-DF)
(crédito: Divulgação/IHG-DF)

Em celebração ao Dia Mundial da Água, o Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHG-DF) vai realizar uma mesa de debate com o tema “A preservação de Brasília vista pelo espelho d’água”. O evento ocorre das 19h às 21h e contará com a presença de diversos especialistas para falar sobre tópicos relacionados ao assunto. Confira vídeo em que o acadêmico Eugênio Giovenardi faz o convite para o evento:

O primeiro tema abordado será o Zoneamento Econômico–Ecológico (ZEE). Para a roda de conversa foi convidada a agrônoma, doutora em Biologia, consultora de negócios da Secretaria de Meio Ambiente do DF, Maria Sílvia Rossi. Ela foi autora da proposta vencedora do edital do Ministério do Meio Ambiente para o zoneamento do DF, que teve foco na valorização dos serviços ecossistêmicos.

Logo após, o arquiteto e urbanista Frederico Flósculo Pinheiro Barreto, coordenador do Programa de Assessoramento Técnico a Iniciativas da Comunidade, vai abordar o planejamento urbano, a desigualdade entre os bairros, o caos da mobilidade e outras infraestruturas, o superpovoamento e a impermeabilização do solo.

No terceiro painel, serão debatidos os aquíferos subterrâneos e as reservas hídricas do DF, com a participação do doutor em geociências com foco em hidrogeologia e meio ambiente, Vagney Aparecido Augusto, especialista em recursos minerais e águas subterrâneas.

Em seguida, Antônio Carlos Cabral Carpintero, arquiteto que projetou o Centro Administrativo do Mato Grosso e a cidade de Ariquemes, em Rondônia, fala sobre as escalas gregárias habitacional bucólica e monumental.

Por fim, no último painel, terá como tema a irregularidade anual das chuvas e os efeitos maléficos do desmatamento. Para falar sobre isso, foi convidado o presidente da Comissão de Geografia e Meio Ambiente do Instituto, Eugênio Giovenardi.

Quatro participantes fazem o contraponto aos palestrantes: o Escritor Marcos Freitas, presidente da Academia de Letras do Brasil e funcionário da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Aldo Paviani, prof. emérito da Universidade de Brasília (UnB); Vera Ramos, do Conselho para Preservação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade (Conbras), do IHG-DF; Marcelo Benini, coordenador do Grupo Águas Emendadas (GAE).

O IHG-DF também vai elaborar uma cartilha com uma proposta de pontos a serem observados no DF com recomendações de ciências como o urbanismo, geologia e hidrologia e em sintonia com o projeto tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A peça será distribuída a alunos da rede pública atendidos pelo instituto e em órgãos governamentais.

Estagiário sob supervisão de Márcia Machado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE