Jornal Correio Braziliense

Acessibilidade

Comércio deve ter dispositivo para deficientes visuais consultarem preços

Os estabelecimentos de pequeno porte foram excluídos da aplicação da lei pela Emenda da Comissão de Defesa do Consumidor, pois o custo de adaptação exigida poderia ser muito alto

Para promover a inclusão social das pessoas com deficiência visual, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou na manhã desta terça- feira (13/3), o Projeto de Lei 1719/2021, que prevê  a instalação de dispositivo de áudio para reprodução sonora dos equipamentos de leitura óptica de código de barras. O texto segue para apreciação do plenário da CLDF.

Os estabelecimentos de pequeno porte foram excluídos da aplicação da lei pela Emenda da Comissão de Defesa do Consumidor, pois o custo de adaptação exigida poderia ser excessivamente alto para os micro e pequenos empreendedores. 

O deputado Iolando (MDB) argumentou que “é necessário propiciar às pessoas com deficiência meios concretos de inseri-las na sociedade de maneira uniforme”, O objetivo do projeto é "possibilitar aos que possuem problemas de visão a efetividade em seus direitos na qualidade dos consumidores, já que a maioria dos estabelecimentos comerciais não estão totalmente adaptados às necessidades das pessoas com deficiência."

Iolando explicou durante a discussão da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que esta é uma demanda antiga das associações de pessoas com deficiência visual do DF. “A instalação do dispositivo que faz a leitura em voz nos caixas destinados às pessoas com deficiência atende ao objetivo”, pontuou o parlamentar.

Após a exposição de Iolando, o deputado Thiago Manzoni (PL) votou favoravelmente ao projeto, ao declarar pela necessidade de inclusão das pessoas com deficiência visual, levando em consideração a instalação do dispositivo em um dos caixas do estabelecimentos comerciais reduz o custo de implantação da proposta, além da exclusão das empresas de pequeno porte.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.