Jornal Correio Braziliense

Cultura

Escolas rurais do DF recebem circuito gratuito de teatro

Projeto "Na trilha do teatro" oferece circuito gratuito de formação de plateia por mediação pedagógica, apresentação de espetáculos e oficina de musicalização

A Cia Burlesca de teatro está promovendo, em várias Regiões Administrativas do Distrito Federal, um projeto gratuito que incentiva estudantes de escolas rurais a vivenciarem a experiência do teatro. O projeto "Na trilha do teatro" oferece um circuito gratuito de formação de plateia para estudantes do ensino fundamental por meio de três ações: mediação pedagógica, espetáculo O Violinista Mosca Morta e oficina de musicalização infantil. As atividades começaram no dia 28 de março e vão até o dia 18 de maio. Confira programação completa ao final da matéria.

Com uma metodologia que transforma o espectador em sujeito ativo, o projeto proporciona, no primeiro momento, uma mediação que ajuda o público de estudantes a se familiarizar com a linguagem teatral. O intuito é provocar os estudantes a pensarem sobre o que é, como se faz e porque se faz teatro. Assim, pode-se despertar o gosto pelas artes cênicas e a vontade de conquistar o prazer da autonomia interpretativa em sua relação com o espetáculo. Num segundo momento, após a apresentação da peça, esse trajeto lúdico contará ainda com oficina de musicalização com as mesmas turmas – uma expedição completa pelos caminhos do teatro.

Desde o início de sua atuação, em 2008, a Cia. Burlesca desenvolve ações com e para escolas públicas, auxiliando no despertar do olhar crítico e consciente do estudante para assistir a um espetáculo e estimulando um diálogo entre espectador e artistas da obra. Essa relação do grupo com as escolas rurais nasceu por meio de diferentes projetos assinados pela Cia. Burlesca, sempre transitando entre a apresentação gratuita de espetáculos, mediações artístico-pedagógicas e ações formativas diversas.

O espetáculo

Voltado para o público infantil, O Violinista Mosca Morta, interpretado por Pedro Caroca e dirigido por Mafá Nogueira, traz à cena a linguagem da palhaçaria e da música, construído pelo humor físico, sem texto falado, em que o palhaço Seu Coco, em seu primeiro concerto de violino, é importunado por uma mosca que aparece no palco. Trava-se então uma batalha com o inseto e, mesmo abalado, o palhaço não desiste e segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.

A equipe técnica e artística é colocada em contato direto com os estudantes, por meio de uma conversa mediada antes e após o espetáculo, com o objetivo de estimular não só a formação de plateias, mas também a formação de potenciais artistas.

Oficinas

O laboratório de musicalização favorece o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade, da imaginação e memória, concentração e atenção, também contribuindo para a consciência corporal da criança. Por isso, após a apresentação do espetáculo, a música presente no espetáculo O Violinista Mosca Morta será motivo para despertar nos participantes o gosto pela música na prática, por meio de brincadeiras e jogos conduzidos pela equipe.

Além disso, uma cartilha de apoio será produzida com conteúdo lúdico para as crianças aproveitarem durante e depois a realização do projeto, e conceitos que se comunicam com o que foi abordado na preparação, no espetáculo e no laboratório.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Pedro Caroca

Coordenação de Produção: Julie Wetzel

Gestão Financeira: Marino Alves

Assistente de Produção: Pedro Henrick

Arte-educadores: Lyvian Sena, Patrícia Barros e Pedro Caroca

Direção do espetáculo: Mafá Nogueira

Operação de som: Jullya Graciela

Palhaço Seu Cocó: Pedro Caroca

Artista Gráfico: Nara Oliveira

Fotógrafo: Webert da Cruz

Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth

 

DATAS DE APRESENTAÇÃO

Em Março

EC Aguilhada - São Sebastião

28/03 - formação e espetáculo

30/03 - musicalização

 

Em Abril

EC Café sem Troco - Paranoá

04/04 - formação e espetáculo

06/04 - musicalização

 

EC Córrego do Arrozal - Sobradinho

11/04 - formação e espetáculo

13/04 - musicalização

 

EC Aspalha - Lago Norte

18/04 - formação e espetáculo

20/04 - musicalização

 

EC Córrego das Corujas - Ceilândia

25/04 - formação e espetáculo

27/04 - musicalização

 

Em Maio

EC Kanegae - Riacho Fundo

09/05 - formação e espetáculo

11/05 - musicalização

 

Escola Bilíngue Libras e Português- Taguatinga

MATUTINO

16/05 - formação e espetáculo

18/05 - musicalização