Tempo

Chuvas fortes desta segunda-feira (10/4) causam estragos nas ruas do DF

No Itapoã, o asfalto em diversos pontos ficou destruído pela força da água. A Novacap estava na região fazendo reparos nas ruas

Correio Braziliense
postado em 11/04/2023 14:05 / atualizado em 11/04/2023 14:56
 (crédito: Ed Alves/CB )
(crédito: Ed Alves/CB )

As chuvas que ocorreram na noite desta segunda-feira (10/4) deixaram vários estragos pelo Distrito Federal e assustaram os moradores. Na região do Paranoá e do Itapoã, os danos causados foram inúmeros. Em diversos pontos, o asfalto estava destruído pela força da água.

Moradora da região do Itapoã, Regina Sousa, 52 anos, conta que a chuva foi tão forte que o asfalto levantou. "A água invadiu as nossas casas por conta do asfalto e dos carros que tentavam passar", comenta a proprietária de uma venda localizada no mesmo lote em que mora. "Nós passamos sufoco aqui", recorda.

Próximo a casa de Regina, era possível ver os paralelepípedos da rua empilhados junto à calçada. Ela destaca que o moradores locais foram tirando as peças que estavam espalhadas pela pista após a água retirá-las do lugar. Na noite passada, a estação marcou 80,8 mm de chuvas. O volume da precipitação já atingiu 80% do esperado no mês de abril na região do Paranoá e Itapoã com 115,8 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em outro ponto da cidade administrativa, próximo a um supermercado atacadista, o asfalto também foi danificado. "Problemas nessa parte da rua sempre costuma ter quando chove", comenta o vendedor de uma loja de ferragens na região, Wenbras Sousa, 24 anos.

Também morador do Itapoã, o vendedor conta que chegou a entrar água na loja, mas não estragou os produtos. "As prateleiras são altas, então a água na alcançou. Molhou apenas algumas caixas, mas os produtos não foram danificados", destaca. "É a quinta vez que arrumam o asfalto este ano", pontua.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) esteve no local para fazer reparos no asfalto. A diretora de obras da Administração do Itapoã, Josiane Freitas, ressalta que houve quatro pontos críticos em que o asfalto se soltou. "Esperamos sanar esse primeiro estrago e ficar atentos se continuar chovendo", destaca.

  • Transtornos causados por forte chuva no Itapuã. Ed Alves/CB
  • Transtornos causados por forte chuva no Itapuã. Ed Alves/CB
  • Transtornos causados por forte chuva no Itapuã. Ed Alves/CB
  • Transtornos causados por forte chuva no Itapuã. Ed Alves/CB

Chuvas no DF

O mês de abril ainda é considerado chuvoso, de acordo com o Inmet. A média de chuvas esperada nas estações meteorológicas é de 145,2 mm. No entanto, na noite desta segunda-feira (10/4), os brasilienses presenciaram um temporal na cidade que deixou ruas alagadas.

Outro ponto do Distrito Federal que sofreu com as fortes chuvas foi a região central da capital. De acordo com o Inmet, choveu o equivalente a 60,4 mm nesta segunda-feira. Com a quantidade, o esperado para o mês de abril atingiu 55% do esperado. Nas tesourinhas da Asa Norte, ao menos dois veículos ficaram parados em meio à via alagada na 209/210 Norte.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE