Palácio de Tábuas

Atores do Museu Dinâmico de Cera dão vida à personagens históricos

No mês do aniversário de Brasília, atores dão vida a personagens como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Dulcina de Moraes no museu do Catetinho

Amanda Canellas*Isabella Almeida
postado em 16/04/2023 06:00
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O Museu do Catetinho recebe artistas para a apresentação do Museu Dinâmico de Cera. A ocupação cênica é realizada no mês do aniversário de Brasília e retrata personalidades da capital e que fazem parte da história do Palácio de Tábuas — como também era chamada a construção. O projeto teve início na última quinta-feira e vai até 29 de abril. Nas quintas e sextas, a dramatização receberá alunos da rede pública de ensino. Aos sábados tem visitação aberta ao público.

No projeto, cinco atores profissionais interpretam personagens importantes para a construção da capital. O elenco dá vida ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, a ex-primeira dama Sarah Kubitschek, ao arquiteto Oscar Niemeyer, e a atriz e criadora da Fundação Brasileira de Teatro, Dulcina de Moraes.

O último personagem é o Candango. "A diretora artística e responsável pela dramaturgia, Luciellen Castro, decidiu homenagear os vários trabalhadores da construção. Então, um personagem representa a todos", disse Karen Ferreira Monteiro, 30 anos, produtora cultural e arte-educadora. "Ele traz referências do Nordeste, da trajetória dessas pessoas e, na apresentação, ele (o candango) é quem conduz o percurso", ressaltou Karen.

O objetivo do Museu de Cera Interativo é dispor dos artistas ao longo dos espaços do Catetinho. A instalação permite que os visitantes interajam com cada um dos atores que interpretam as figuras históricas.

"Consideramos importantes ações culturais como a do projeto Museu Dinâmico de Cera, que promovem a educação patrimonial em museus e valorizam o patrimônio cultural", afirmou a gerência do Catetinho em nota. Após a interação com o público, há um espaço cenográfico nomeado de "Memórias do Catetinho" onde o público poderá interagir com o ambiente montado com elementos relacionados à época da construção de Brasília. Considerando que o Catetinho foi a primeira residência oficial do ex-presidente Juscelino Kubitschek, os objetos dentro do museu compõem a história da construção da cidade e do projeto.

Mural de memórias

O percurso completo tem duração de 40 a 50 minutos, com uma parada em cada personalidade. Além da interação com os atores, os visitantes poderão registrar o momento com câmeras de fotografias instantâneas. As imagens irão compor o "mural de memórias" do espaço. "A ideia é o público vivenciar tudo o que foi dito e tirar fotos para compor esse mural como um presente pro Catetinho", destacou a nota.

"Gostei muito do Juscelino e do outro personagem (o Candango), achei os atores muito bons. Quero voltar no mínimo umas cinco vezes, gostei muito daqui", afirmou Douglas Soares Melo, 11 anos, estudante do 6º do Centro de Ensino Fundamental Lobo Guará. O aluno, que nunca havia visitado um museu, disse ao Correio que os personagens do Museu Dinâmico de Cera foram o destaque do passeio.

"Achei legal saber sobre como Brasília foi construída. A gente tá conhecendo os personagens e fazendo cartões, gostei muito da Dama (Sarah Kubitschek)", disse a estudante Maria Eduarda Rodrigues de Sousa, 11 anos. Para ela, o que mais chamou atenção foi ouvir a história da capital e a presença do ator ao interpretar o Candango.

Na próxima sexta-feira e no sábado, o projeto receberá alunos da rede pública e contará com ações de acessibilidade, por meio de intérpretes de libras e monitoria. "Nós entendemos que a cultura e a educação são fundamentais para a vida, além de ser um direito de todos. Nada melhor do que aproximar isso das pessoas por meio da arte e projetos com profissionais dedicados como esses. O Museu não é uma coisa de elite, é para todos", completou Karen.

*Estagiária sob a supervisão de Michel Medeiros

» Museu Dinâmico de Cera

» De quinta-feira à sábado (Quinta e sexta às 09h15, 10h30, 14h15, 15h45; Sábados e feriados das 11h e 15h) até dia 29/04, no Museu do Catetinho

» Entrada Franca.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE