Aniversário

Águas Claras: os 20 anos de uma cidade moderna

Águas Claras completa duas décadas de emancipação sendo um dos lugares mais seguros para se morar no Distrito Federal

Naum Giló
postado em 06/05/2023 06:00 / atualizado em 06/05/2023 09:38
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Ela é a cidade mais fácil de identificar no horizonte de quem trafega pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Os altos prédios residenciais contrastam com as edificações mais baixas das demais regiões administrativas do Distrito Federal. Hoje, Águas Claras completa 20 anos de emancipação, desde o seu desmembramento de Taguatinga, em 2003. Já com cerca de 120 mil habitantes, a cidade ainda se expande, sendo um dos maiores canteiros de obras do DF.

Luíza Soares, 60 anos, mora na cidade há 12 anos e avisa que não pretende mais sair de lá. "A gente tem tudo perto, não preciso tirar o carro da garagem", comenta. A tranquilidade é outra qualidade apontada pela servidora aposentada. "Aqui, vemos gente na rua. Não me sinto insegura em nenhuma parte da cidade. O que é preciso melhorar é a questão dos equipamentos públicos. Águas Claras não tem escolas públicas, delegacia, unidade básica de saúde e nem hospital público", lamenta.

Soares frequenta regularmente o Parque Ecológico de Águas Claras, um dos principais pontos de lazer da cidade, unindo natureza e urbanização, com a densa vegetação emoldurada ao fundo pelos modernos edifícios. Ela é aluna de treino funcional do projeto Ginástica nas Quadras. As aulas são ministradas pelo professor da Secretaria de Educação Ricardo Costa, 43, em uma das quadras que equipam o parque e na Rua 19 Sul. Ele também mora em Águas e celebra a qualidade de vida da região cercada por Taguatinga, Vicente Pires, Park Way e Guará. "Eu gosto muito do comércio. Os serviços oferecidos são muito bons."

Mesmo quem se mudou de Águas Claras não deixa de aproveitar as oportunidades que a cidade oferece. Eudes do Carmo Pereira Silva, 55, morou lá até 2021. "Assim que eu tiver condições, eu volto para cá", diz enquanto se exercita em uma das academias do parque, que frequenta todas semana. Ele destaca a boa infraestrutura da região. "Águas foi muito bem construída. Só sinto falta de mais teatros e outros espaços culturais, além de mais banheiros no parque", pontua.

A estudante Ingrid Vitória Oliveira Moreira, 16, também não mora em Águas Claras, mas vai com frequência ao parque ecológico, que, para ela, é o melhor lugar da cidade. "Traz uma tranquilidade", conta. As várias opções de lazer são outro aspecto sublinhado por ela. "Tem restaurante para todo lado. A segurança aqui também é muito boa. Tem bastante policiamento e quase nunca ouço falar de assaltos", observa.

Comércio

Apesar da imponência dos altos edifícios, Águas Claras ainda consegue transmitir aconchego para moradores e visitantes. A qualquer hora do dia, é possível ver famílias inteiras, crianças, tutores com seus pets e trabalhadores circulando a pé pelas ruas da cidade. Quem adora toda essa movimentação são os comerciantes.

Na Avenida Castanheiras é possível se deparar com o Senhor dos Orgânicos, ou melhor, André Luiz Ramos, 61. Ele é vendedor de produtos orgânicos e de uma grande variedade de temperos e condimentos, expostos em uma kombi autorizada a ficar no estacionamento de um dos prédios comerciais da via. "Nesses 10 anos em que moro aqui, a infraestrutura melhorou muito. Para qualquer coisa não é preciso se deslocar muito. Dificilmente preciso pegar moto ou carro para ir a qualquer lugar, além do metrô, que ajuda muito na mobilidade", diz o comerciante, que celebra a receptividade que a cidade tem com as pessoas de outras regiões administrativas da cidade. "Só o problema das pessoas em situação de rua que precisa de mais atenção. Aumentou muito nos últimos anos."

A baiana Célia Queiroz, 40, mantém, há cinco anos, o Bem Dito Brechó, próximo da kombi de André, também na Castanheiras. "Águas Claras tem um parque incrível, comércio muito completo, com shoppings, restaurantes e bares maravilhosos, bancos e grandes lojas", aponta Célia, que mora na cidade há 12 anos. "De lá para cá, muita coisa mudou. O trânsito ficou mais intenso e muitas pessoas de outros estados vieram ficar em Águas. Apesar disso, aqui ainda tem um jeitinho de interior, as pessoas se ajudam e dá pra fazer tudo a pé", pondera. "Desejo para a aniversariante prosperidade, principalmente para o comércio, e que a gente finalmente tenha escola pública e um postinho de saúde que funcione."

Curiosidades

Todas as praças de Águas Claras têm o nome de espécies da fauna brasileira. Os nomes das praças Rouxinol, Faisão e Beija-flor foram escolhidos pelos próprios moradores pela enquete "Que pássaro deve cantar na sua praça", feita em 2008. Além dessas, também há, entre outras, as praças Pardal, na Quadra 204, e a Tiziu, na 104.

Já as avenidas e alamedas da cidade foram inspiradas na flora nacional, como as conhecidas Castanheiras, Araucárias, Flamboyant e Ipê Amarelo. Águas Claras é um projeto pioneiro do urbanista Paulo Zimbres, responsável pelo urbanismo da cidade, ainda no início dos anos 1990. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Águas Claras une urbanismo com natureza em seus principais pontos
    Águas Claras une urbanismo com natureza em seus principais pontos Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Ricardo Costa dá aulas de treino funcional no Parque Ecológico
    Ricardo Costa dá aulas de treino funcional no Parque Ecológico Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Mesmo após 20 anos de a emancipação, Águas Claras ainda é um dos maiores canteiros de obras do DF
    Mesmo após 20 anos de a emancipação, Águas Claras ainda é um dos maiores canteiros de obras do DF Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Célia Queiroz mora há 12 anos no bairro e valoriza o comércio local completo
    Célia Queiroz mora há 12 anos no bairro e valoriza o comércio local completo Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Mesmo após se mudar, Eudes continua visitando a cidade
    Mesmo após se mudar, Eudes continua visitando a cidade Foto: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Águas Claras é a região administrativa mais vertical do DF
    Águas Claras é a região administrativa mais vertical do DF Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação