INTERCÂMBIO

Festival do Japão: a cultura nipônica está em festa no Distrito Federal

Em sua 11ª edição, o Festival do Japão, maior celebração nipônica do Centro-Oeste, agita a capital federal, neste fim de semana, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Gastronomia e arte são o destaque

Mila Ferreira
postado em 07/05/2023 07:00
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Desde sexta-feira, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade está tomado por japoneses, descendentes, amantes da cultura nipônica e curiosos. A 11ª edição do Festival do Japão movimenta Brasília neste fim de semana e conta com atrações variadas com shows, oficinas, exposições, desfiles e concursos, além de uma gama de opções de restaurantes que oferecem a mais tradicional gastronomia japonesa. Neste domingo (7/5), a programação vai até as 20 horas. O evento é promovido pela Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra), pela Embaixada do Japão no Brasil e pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

O festival tem o objetivo de preservar a memória e os costumes trazidos pelos pioneiros de origem japonesa a partir de 1957, convidados pelo próprio Juscelino Kubitschek, para viabilizarem a agricultura local. A ideia é democratizar o acesso à cultura, promover os pequenos produtores, artesãos, artistas locais e de outras regiões, além das artes marciais e a integração dos povos.

A cerimônia de abertura ocorreu na manhã de ontem e contou com a presença de autoridades como o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, o presidente da Feanbra, Luiz Nishikawa, e o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Kumaki Nakao. O coordenador do festival, Kuniyoshi Yasunaga, comemorou. "Essa edição, com certeza, foi a mais bonita e mais animada. Estamos com variadas atrações de palco, o que atrai bastante gente para o evento", disse.

Animes

A assessora parlamentar Josi Nunes, 45 anos, foi ao Festival do Japão com a irmã e os sobrinhos e encarnou a personagem Kaguya na prática do cosplay. "Aprendi a gostar da cultura japonesa com a minha sobrinha, Giovana, e me apaixonei", afirmou. A estudante Giovana Nunes, 12, conheceu os animes há três anos. "É a nossa segunda vez aqui, mas já fui em outros festivais. Tenho oito fantasias", contou a menina.

Os amigos Guilherme Fernandes, 19 anos, e Paola Monteiro, 20, também estiveram presentes e encarnaram personagens de anime. Paola, que é estudante de fotografia, criou um cosplay exclusivamente para o festival, o de ravena gedai. "Sou muito fã de Star Wars, então quis juntar duas coisas que sou muito fã. Fui criada com essa cultura nerd e geek", explicou. Guilherme, que trabalha como designer, foi de cosplay de Roronoa Zoro, da série One Piece. "Estou muito animado, porque gosto bastante desse personagem. Admiro muito a disciplina dos japoneses. Desde pequeno, fui criado no judô", destacou Guilherme.

Amantes da gastronomia nipônica têm um leque de opções saborosas para consumo no Festival do Japão
Amantes da gastronomia nipônica têm um leque de opções saborosas para consumo no Festival do Japão (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Cardápio além do sushi

Amantes da gastronomia nipônica têm a oportunidade de degustar os melhores pratos que vão além dos tradicionais sushi e sushimi. Há opções como donburi, yakissoba, tempurá, gyoza e lámen, além de uma diversidade de petiscos, como pastel de broto de bambu, espeto de camarão e muitos outros, como lanches feitos pelas principais grifes nipobrasilienses. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Família de Josi Nunes(peruca branca) visitou o evento a caráter
    Família de Josi Nunes(peruca branca) visitou o evento a caráter Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Guilherme Fernandes e Paola Monteiro.
    06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Guilherme Fernandes e Paola Monteiro. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Breno Andrade, Andressa Campos e Dim Artórias.
    06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Breno Andrade, Andressa Campos e Dim Artórias. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Breno Andrade, Andressa Campos e Dim Artórias.
    06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Breno Andrade, Andressa Campos e Dim Artórias. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade.
    06/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Festival do Japão no Pavilhao de exposições do Parque da Cidade. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Amantes da gastronomia nipônica têm um leque de opções saborosas para consumo no Festival do Japão
    Amantes da gastronomia nipônica têm um leque de opções saborosas para consumo no Festival do Japão Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Família de Josi Nunes (peruca branca) visitou o evento a caráter
    Família de Josi Nunes (peruca branca) visitou o evento a caráter Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Amantes da gastronomia nipônica têm um leque de opções saborosas para consumo no Festival do Japão
    Amantes da gastronomia nipônica têm um leque de opções saborosas para consumo no Festival do Japão Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

Serviço

11º Festival do Japão

Data: Até hoje

Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Horário: das 10h às 20h.

Valor do ingresso na bilheteria: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada). Adquira ingressos antecipados com descontos!

Ingressos antecipados: Instagram, link disponível na bio do perfil @fjapaobsb

Ingresso social: doadores de 1Kg de alimento não-perecível (exceto sal e açúcar) pagam meia-entrada.

Costume play

Cosplay é uma abreviação de costume play do inglês. O termo costume é traduzido como "fantasia" ou "figurino", e play, é  como "jogo" ou "dramatização". Trata-se de uma atividade e arte performática em que os participantes chamados cosplayers usam fantasias e acessórios para representar um personagem específico.

Imigração

Em 18 de junho de 1908, aportava em Santos (SP) o navio Kasato Maru, trazendo a bordo 781 agricultores japoneses para trabalhar nos cafezais paulistas. Começava, ali, a comunidade nipônica no Brasil que, 115 anos mais tarde, chega a dois milhões de descendentes, sendo 8 mil no Distrito Federal.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação