Esporte

Festival Paralímpico está com inscrições abertas até dia 19 de maio

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link do evento esportivo. O festival ocorre no dia 20 de maio no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama

Correio Braziliense
postado em 12/05/2023 09:55 / atualizado em 12/05/2023 10:32
 (crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

O Festival Paralímpico está com inscrições abertas até o dia 19 de maio. No encontro aberto ao público, podem participar crianças e jovens com e sem deficiência de 8 a 17 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link do evento esportivo.

O evento vai ocorrer no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama, em 20 de maio, das 8h às 12h. As modalidades disponíveis para a inscrição são: atletismo, bocha, tênis em cadeira de rodas e tiro com arco.

Promovido pela Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE), o festival é realizado em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, além de contar com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do DF (SEL/DF).

Segundo a organização, o projeto tem o objetivo de proporcionar às crianças com e sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e ao mesmo tempo difundir o movimento do paradesporto.

O secretário de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro, destaca que a realização do festival na capital federal é o resultado do comprometimento do governo com o fortalecimento e valorização do esporte paralímpico. “Temos o compromisso de difundir o paradesporto e criar ações que venham promover a inclusão das pessoas com deficiência”, pontua.

Sobre o evento

O projeto faz parte do Plano Estratégico do CPB, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

A primeira edição do Festival Paralímpico ocorreu em 2018 e foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças. No ano seguinte, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. Em 2021, o projeto reuniu 8 mil crianças em 70 cidades espalhadas pelo país. Já no ano passado, o evento teve a maior edição com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.

Com informações da Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 07/1/2015. Crédito: Márcio Falcão/D.A.Press. Brasil. Brasília - DF. Alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia  e São Sebastião participam da fase final do Festival Olímpico e Paralímpico no COP Parque da Vaquejada. A atividade é realizada pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do DF.
    07/1/2015. Crédito: Márcio Falcão/D.A.Press. Brasil. Brasília - DF. Alunos dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião participam da fase final do Festival Olímpico e Paralímpico no COP Parque da Vaquejada. A atividade é realizada pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do DF. Foto: Márcio Falcão/FAC/D.A Press
  • 17/11/2016. Crédito: Gênesis Mendes/FAC/D.A Press. Brasil. Brasília ? DF. Esporte e Cidadania. Copas Esportivas. Alunos de Futebol Society participam do encerramento da fase local da Copas Esportiva no Centro Olímpico e Paralimpico de Sobradinho.
    17/11/2016. Crédito: Gênesis Mendes/FAC/D.A Press. Brasil. Brasília ? DF. Esporte e Cidadania. Copas Esportivas. Alunos de Futebol Society participam do encerramento da fase local da Copas Esportiva no Centro Olímpico e Paralimpico de Sobradinho. Foto: Gênesis Mendes/FAC/D.A Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação