Pionerismo

Primeira escola de Brasília, o Caseb celebra 63 anos com muita história

Juscelino Kubitschek ministrou a aula inaugural, que marcou o primeiro dia da educação da capital do pais. Unidade na 909 Sul recebeu netos do ex-presidente e herdeiros de importantes políticos da época

Correio Braziliense
postado em 19/05/2023 20:45 / atualizado em 19/05/2023 20:46
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A primeira escola da capital celebrou 63 anos nesta sexta-feira (19/5). Inaugurado menos de um mês depois da inauguração de Brasília, o Centro de Ensino Fundamental (CEF) Caseb, abriu as portas em 19 de maio de 1960 com a missão de educar os filhos dos pioneiros.

O Caseb — referência à Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília — recebeu os netos de Juscelino Kubitschek e filhos de importantes políticos que desembarcaram na nova capital. Atualmente, a escola funciona com ensino integral das 7h30 às 17h30. O local tem cerca de 800 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental matriculados. A escola foi erguida em uma área de 55 mil metros quadrados na 909 Sul.

Juscelino Kubitschek ministrou a aula inaugural que marcaria o primeiro dia da educação da capital. O Caseb tem dez blocos, com 20 salas de aula, laboratório de informática, um auditório, ginásio poliesportivo, sala de leitura, refeitório, quatro quadras poliesportivas, laboratórios e um pátio coberto. A escola sofreu um incêndio em agosto de 2019, porém foi recuperada pelo por meio do projeto Adote uma Escola — uma parceria do poder público com a iniciativa privada.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação