Previsão do tempo

Clima seco traz manhã fria e tarde quente neste sábado a Brasília

Massa de ar seco atinge a região centro-sul do país, incluindo o DF. Otorrino dá dicas de como proteger a saúde durante variações climáticas

Mila Ferreira
postado em 20/05/2023 09:38 / atualizado em 20/05/2023 09:48
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A seca chegou trazendo manhãs frias e tardes quentes no Distrito Federal. Neste sábado (20/5), a temperatura mínima chegou novamente a 10°C, no Gama, por volta de 6h da manhã. No Plano Piloto, os termômetros registraram mínima de 13°C. A máxima, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chegar a 28ºC. Uma massa de ar seco tem ocupado a região centro-sul do Brasil, incluindo o Distrito Federal, fenômeno tradicional nesta época do ano, quando começa a seca no cerrado.

Neste fim de semana, o clima deve ficar ensolarado, com poucas nuvens. Uma névoa seca também pode ser observada no horizonte, que, ao fim da tarde, deve ganhar um tom mais rosado. A umidade relativa do ar deve ficar entre 25% e 85%.

O otorrinolaringologista Stênio Ponte explica que o maior malefício da baixa umidade do ar é a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas. Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais suficientes no organismo. O profissional afirma ainda que, durante esses períodos, é muito importante evitar ambientes com aglomeração de pessoas e com pouca ventilação.

Mais recomendações para o clima seco e quente 

Por Dr. Stênio Ponte, otorrinolaringologista: 

- Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde dormir;

- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;

- Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções;

- Hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos; 

- Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, pois ele resseca o ambiente;

- Evitar atividades físicas entre 10h e 17h;

- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó, como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;

- Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes;

- Usar persianas laváveis. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação