Obituário

Morre Jorge Marino, um dos precursores do frevo em Brasília

Ele vivia em Brasília há mais de três décadas e chegou a receber o título de cidadão honorário pela Câmara Legislativa

Correio Braziliense
postado em 20/05/2023 15:46 / atualizado em 20/05/2023 19:11
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Faleceu, na quinta-feira (18/5), o artista Jorge Marino, um dos expoentes do frevo em Brasília. Ele estava internado desde o dia 21 de abril e morreu devido as consequências de um traumatismo craniano. Gaúcho de Rosário do Sul, Marino foi um embaixador da cultura na capital federal, difundindo por quase quatro décadas os passos e evoluções do frevo. Fundador do Grupo Folclórico Passistas de Brasília e idealizador da técnica conhecida como “Frevo Relax”, Jorge Marino recebeu, em 2013, o título de cidadão honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ele será cremado neste domingo (20/5), no cemitério de Valparaiso, às 17h. 

"Uma pessoa que marcou o galinho e o frevo Brasília. Ele sempre levou a alegria por onde andava, tinha uma energia contagiante e mesmo com idade avançada ele ainda dançava", disse Sérgio Brasiel, um dos coordenadores do bloco Galinho de Brasília.

O bloco divulgou uma nota lamentando o falecimento de Marino. Confira:

"É com profundo pesar que nos despedimos de Jorge Marino, o gaúcho mais pernambucano que tivemos o prazer de ter conosco, no Galinho de Brasília, onde sempre esteve presente, levando a alegria do FREVO para toda a população do DF. Jorge Marino foi, sem dúvida, um dos principais responsáveis pela difusão do FREVO, em Brasília. Foi aluno exemplar do Mestre Nascimento do Passo, com quem aprendeu os passos do frevo. Divulgou-os, reproduzindo com maestria a beleza do Frevo Pernambucano. Jorge Marino era presença certa onde quer que existisse uma apresentação do ritmo… Foi professor da quase totalidade dos passistas de frevo de Brasília, incrementando, juntamente com os passos, o que veio a denominar de “Frevo Relax” ou “Frevoterapia”. Todos nós, fundadores e foliões do Galinho de Brasília, nos sentimos um pouco órfãos, daquele que sempre foi um dos maiores incentivadores da presença do Galinho de Brasília no cenário do Distrito Federal, em defesa do FREVO. Agradecemos ao Pai, pela oportunidade de termos compartilhado com o Jorge Marino, momentos mágicos nos carnavais de Brasília, ao tempo em que rogamos para que lhe seja reservado lugar permanente no camarote dos que fizeram, e continuarão fazendo, a grande diferença no alegre carnaval brasiliense, colocando-o em posição de destaque no cenário nacional. Siga na Luz, amigo, mas não esqueça de emanar a sua energia, para incentivar todos os amantes do FREVO, em nosso quadradinho".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação