VACINA

Alunos e responsáveis receberão vacinas contra covid e outras doenças

Ação conjunta das Secretarias de Saúde e de Educação pretende vacinar estudantes, pais, professores e demais funcionários da rede pública de ensino do DF

João Carlos Silva*
postado em 13/06/2023 19:35 / atualizado em 13/06/2023 21:07
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Ainda neste mês de junho, 698 escolas públicas do Distrito Federal vão receber ações de vacinação contra a covid 19, influenza e outras doenças. Segundo a proposta acertada hoje (13/6), durante encontro entre as secretárias de Saúde e de Educação do DF, respectivamente a médica Lucilene Florêncio e a professora Hélvia Paranaguá, a imunização será uma iniciativa conjunta entre as duas pastas.

A vacinação nas escolas será realizada em dias úteis, para aproveitar a presença de crianças e servidores, além de prever as aplicações em horários próximos ao início e fim das aulas, para que pais e responsáveis também sejam imunizados. Serão priorizadas as escolas em localidades com maior necessidade na cobertura vacinal.

Crianças e adolescentes são os grupos com mais necessidade de ampliação do reforço vacinal dentre todas as faixas etárias. Apenas 32,8% das pessoas entre 12 e 17 anos receberam a dose de reforço. Entre crianças, pouco mais de 8% receberam a dose de reforço, cerca de 43% ainda não aplicaram a segunda dose e quase 30% ainda estão sem a primeira.

Vacinação contra HPV

Para melhorar a imunidade dos mais jovens, a rede pública de saúde do DF atua de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para imunização contra HPV. Com o objetivo de prevenir a infecção, crianças e pré-adolescentes de 9 a 14 anos seguem o esquema de duas doses intervaladas por seis meses entre a primeira e a segunda aplicação.

A Secretaria de Saúde oferece a vacina quadrivalente, com ação contra os vírus dos tipos 6, 11, 16 e 18, para meninos e meninas de 9 a 14 anos, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

Confira a lista completa de locais para a vacinação contra HPV.

 

 

* Estagiário sob supervisão de Hylda Cavalcanti 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação