Projeto social

Projeto vai promover capacitação e inclusão social por meio da culinária

Projeto, que deve ter início ainda no segundo semestres deste ano, tem como intuito promover a inclusão social e a capacitação profissional de jovens e adultos negros de comunidades periféricas

Débora Oliveira
postado em 16/06/2023 10:10
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Promover a inclusão social e a capacitação profissional de jovens e adultos negros moradores de comunidades periféricas é o intuito do projeto “Escola Gastronômica Periférica”, idealizado pelo rapper Japão Viela17 e o chef Edilson Oliveira. "Acreditamos no poder transformador da culinária como uma forma de empoderamento e oportunidade de crescimento para esses jovens”, pontua Japão.

A expectativa é de que a instituição de ensino e capacitação entre em funcionamento ainda no segundo semestre de 2023 e atenda ao menos 80 jovens moradores de Ceilândia. As formações abrangem diferentes áreas do setor de alimentos e bebidas, desde a formação em técnicas culinárias até a especialização em áreas como garçons e bartenders, baristas, entre outras, e também a atuação de ensino e gestão.

O idealizador do projeto explica ainda que a iniciativa tem como objetivo alcançar impactos positivos, reconhecendo que cada iniciativa pode ter metas específicas e diferentes benefícios para os participantes e comunidades envolvidas. “Com essa abordagem, a Escola Gastronômica Periférica visa não apenas capacitar os alunos na área da gastronomia, mas também proporcionar um caminho para o crescimento pessoal, empoderamento econômico e fortalecimento da identidade cultural”, pontua Viela.

Entre os principais pilares do projeto, Japão enumera quatro pontos positivos, sendo eles, a inclusão social, o empoderamento econômico, o desenvolvimento pessoal e a valorização cultural.

“O projeto busca promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades para jovens moradores de comunidades periféricas. Através da capacitação em gastronomia, os participantes terão a chance de adquirir conhecimentos e habilidades que podem levar a oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor alimentício”, explica o idealizador do projeto.

Entre outros impactos positivos, os idealizadores prezam também pelo desenvolvimento pessoal dos alunos, além da valorização das expressões culturais. “A Escola Gastronômica Periférica pretende proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal, estimulando a autoconfiança, a autoestima e habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas. O projeto valoriza também a expressão cultural presente na gastronomia, promovendo a preservação das tradições culinárias locais e incentivando os alunos a se conectarem com suas raízes culturais”.

O público interessado no projeto deve se inscrever por meio de um processo seletivo, envolvendo a apresentação de documentos, preenchimento de formulários e participação em entrevistas. Mais informações sobre a matrícula estarão disponíveis na página do Instagram de Japão. 

 

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Japão (Viela17) (@japaoviela17)

Ao unir a paixão pela culinária e o compromisso com a inclusão social, Japão e Edilson esperam que o projeto Escola Gastronômica Periférica seja um agente de transformação. "A ideia é que o projeto abra portas para um futuro promissor e inspirador para os jovens das comunidades periféricas”, conclui Japão.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação