Goiás

Idoso é resgatado após oito dias desaparecido em mata; vídeo

Em entrevista ao Correio, o filho de José Arteiro Ribeiro, 82, detalhou como foram os dias de caçada e a situação em que encontrou o pai. Nesses oito dias, o aposentado comeu cupim e bebeu urina para sobreviver

O sentimento é de alívio. Depois de oito dias intensos de busca, André Ribeiro, 39 anos, finalmente encontrou o pai, José Arteiro Ribeiro, 82. O idoso desaparecido visitava uma fazenda, na Vila Propício, em Goiás, quando decidiu caminhar por uma floresta próxima, no domingo passado (11/6), e desapareceu. Em entrevista ao Correio, o vendedor detalhou como foram os dias de caçada, a situação em que encontrou o pai e como o senhor Ribeiro sobreviveu em meio à mata (veja o vídeo abaixo).

O aposentado já tinha visitado a fazenda uma vez, mas ficou por pouco tempo. Em 11 de junho, ele retornou ao local junto a amigos. “Eles (meu pai, os amigos e os moradores de lá) são acostumados a se reunir, a irem para a beira do rio e pescar. Gostam muito de rouça”, disse o filho. Sozinho, José decidiu fazer um “tour” pela região de mata e se afastou do grupo de amigos.

A demora em retornar preocupou os colegas, que logo acionaram a família do idoso. Na segunda-feira pela manhã (12/6), André procurou a delegacia e registrou um boletim de ocorrência por desaparecimento. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) chegaram a fazer buscas pela área, mas, segundo o filho, não deram continuidade e desistiram da caçada.

Caçada

Sem perder as esperanças, André entrava na mata todos os dias em busca do paradeiro do pai. “Chegou uma hora que até minha família parece que desistiu de procurar, entende? As pessoas não queriam que eu fosse para a mata, pediam para eu descansar um pouco. Talvez, se eu tivesse descansado e não tivesse ido no domingo, não teria o encontrado. Falei que não ia descansar enquanto não o encontrasse”, relatou.

Nesse domingo (18/6), em mais um dia de procura, André avistou o pai sentado debaixo de uma árvore. Em um vídeo gravado pelo vendedor mostra a situação de José. Ele é alimentado pelo filho. “Quando ele me viu, a primeira coisa que disse foi: ‘Eu sabia que você nunca ia desistir de mim. Eu estava esperando por você, meu filho. Sabia que você ia me encontrar”.

Arquivo pessoal - Resgate de idoso desaparecido

No período em que ficou na mata, o aposentado se alimentava de cupim e bebia urina para sobreviver. “Quando eu o achei, vi o cupim todo furado com buracos, era onde ele enfiava as varinhas para tirar os cupins”, detalhou André.

André deixou um sobrinho e um outro rapaz cuidando do pai e saiu para a cidade para chamar o socorro. Os bombeiros estiveram no local e auxiliaram no resgate. O aposentado foi levado ao Hospital de Barro Alto, atendido e já recebeu alta.

 

Saiba Mais