Solidariedade

Projeto social oferece oficinas gratuitas na Cidade Estrutural

A iniciativa "Ninho das Artes" realiza atividades lúdicas para crianças e oficinas de capacitação para adultos em creches. A ação segue até o dia 21 de julho

Caetano Mota*
postado em 05/07/2023 17:50 / atualizado em 05/07/2023 17:51
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Oferecer qualificação aos que mais necessitam e contribuir para o desenvolvimento social das comunidades. Este é o objetivo do projeto “Ninho das Artes”, realizado pelo Instituto Cidade Céu. A ação está na segunda fase e desembarca na Cidade Estrutural para realizar atividades alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) nas creches São Francisco e Tia Tatá. Durante as vivências, são trabalhados os seguintes pilares: cultura, educação, trabalho e comunidades sustentáveis. A atividade é apoiada pela Neoenergia Brasília através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e segue até o dia 21 de julho.

O produtor cultural e presidente do instituto, Jones Schneider, relata que a atividade estende e aprofunda os laços comunitários que já existem em torno dessas creches. Na primeira edição do projeto, em 2022, foram realizadas 100 capacitações em cinco oficinas no Recanto das Emas. Entre as atividades, estão a criação de feiras colaborativas, gastronomia e artesanato. "As oficinas realizadas no Recanto das Emas revelaram a possibilidade de ampliar o conhecimento das comunidades, favorecendo uma fonte de renda e disseminando os conceitos de reciclagem e consciência ambiental", ressalta.

A expectativa é atender, ao todo, de 600 a 1000 pessoas com conteúdos teóricos e práticos sob coordenação pedagógica. Para as crianças, haverá atividade lúdica, a fábula “O Coelho e o Casamento da Onça”, adaptada por Sérgio Maggio, do universo de fábulas de Monteiro Lobato. O Ninho das Artes também possui foco na economia criativa. Para os adultos, o projeto inclui oficinas formativas de confecção de brinquedos com materiais recicláveis, artesanato, organização de bazares e gastronomia com aproveitamento integral dos alimentos.

A dona de casa Adriana Souza, moradora do Recanto das Emas, participou do curso de artesanato e ressaltou a emoção com os conhecimentos adquiridos no Ninho das Artes: “Há muitas oportunidades para quem quer aprender. Aprendi novos pontos que bordarei lindas peças. Essa é uma chance de aprender, socializar e empreender”. Já Daiane e seu filho, João Paulo, participaram da oficina de gastronomia integrativa e elogiaram a experiência: "pra quem quer empreender nessa área, é um curso maravilhoso".

Serviço
Ninho das Artes
Até quando: 21 de julho
Onde: Creches São Francisco (Qd. 4 Conj. 12 Lote 11 - Setor Leste Estrutural, Brasília - DF, 70346-090) e Tia Tatá (R. Ronaldo Soares - Santa Luzia, Estrutural, Brasília - DF, 70297-400)

Confira a programação completa no site: https://ninhodasartes.com/

 

* Estagiário sob supervisão de Samuel Calado. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação