LUTO

Alckmin, Ibaneis e Sarney lamentam a morte de Dad Squarisi

Políticos e autoridades de Brasília emitiram notas de pesar pela morte da editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi

Correio Braziliense
postado em 10/08/2023 20:23 / atualizado em 11/08/2023 09:48
Dad com o neto João Marcelo, ao lado do ex-presidente da República José Sarney, seu amigo -  (crédito:  Aureliza Correa/Esp. CB/D.A Pres)
Dad com o neto João Marcelo, ao lado do ex-presidente da República José Sarney, seu amigo - (crédito: Aureliza Correa/Esp. CB/D.A Pres)

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, lamentou a morte da editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi. “Lamento profundamente a morte da escritora, professora de português e jornalista Dad Squarisi. Com muita leveza, ela ensinou, tirou dúvidas e repassou o amor pela língua portuguesa. Meus sentimentos à família e amigos”, escreveu. Dad morreu nesta quinta-feira (10/8).

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também prestou homenagem à escritora. “Era uma jornalista que engrandecia o Distrito Federal e encantava com sua presença marcante”, escreveu.

Também prestou solidariedade à família da jornalista o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). "Com tristeza, recebo a notícia da morte da jornalista Dad Squarisi, em Brasília, nesta quinta-feira. Escritora, professora e linguista, foi consultora do Senado e redigiu discursos para vários senadores. Expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores." 

Presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado destacou o profissionalismo e a sensibilidade de Dad. "Perda inestimável para todos nós do Correio Braziliense e empresas dos Diários Associados. Dad, ser humano extraordinário, exemplo de profissionalismo, inteligência e sensibilidade. Em nosso último encontro me relatava sobre seu atual projeto, criação de ferramenta utilizando recursos de inteligência artificial para aprendizado da língua portuguesa. Visionária! O Brasil perde baluarte da defesa das boas práticas de nossa língua", lamentou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Cruz Macedo, afirma que o legado de Dad será "cravado" nas próximas gerações.  “A intimidade com a língua portuguesa e o uso da linguagem simples eram marcas da jornalista e professora Dad Squarisi. Seu legado ficará cravado nas diversas gerações que tiveram a oportunidade de vivenciar seu texto primoroso e suas valiosas dicas de português”, declarou.

Geraldo Magela, ex-deputado distrital e federal pelo Distrito Federal, lamentou a morte da professora. "Estamos triste porque perdemos uma querida amiga. E Brasília perde uma mulher guerreira, coerente, lutadora! Uma excelente escritora e uma mulher à frente do seu tempo. Vá em paz, Dad. Viva Dad!", homenageia.

Admiração

Ex-presidente da República, José Sarney é um dos leitores, amigos e admiradores de Dad e também homenageou a escritora. “Ela esteve presente por muitos anos como jornalista de opinião, sempre lúcida e equilibrada, dando uma enorme contribuição à imprensa brasileira e especialmente à brasiliense. Profunda conhecedora da língua portuguesa, ela soube marcar um lugar também na educação de seus muitos leitores, entre os quais sempre me incluí. Conhecedor de suas grandes virtudes e seu amigo, solidarizo-me com sua família e especialmente com seus colegas de redação do Correio Braziliense”, escreveu Sarney.

Cristovam Buarque, ex-governador do Distrito Federal, também lamentou a morte da jornalista. Ex-ministro da Educação, ele destacou o papel didático de Dad. "O mundo perdeu Dad Squarisi, uma libanesa que ensinava o Brasil a escrever português", disse pelo Twitter. 

Bartolomeu Rodrigues, chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governador, também se solidarizou com a família e os colegas de trabalho. “Meus sentimentos aos familiares da Dad e aos companheiros de trabalho, o Correio em especial, que foi sua casa, e onde ela exerceu com dignidade sua profissão, sendo uma referência para todos os jornalistas da cidade”, destacou.

A deputada federal Bia Kicis (PL) gravou vídeo em que lamenta a morte da jornalista. “A Dad era uma mulher vibrante, uma jornalista, uma professora”, disse. “Certamente vai fazer muita falta para todos nós. Eu quero me solidarizar com os seus familiares, amigos e a todo pessoal do Correio Braziliense que, certamente, era uma família para a Dad”, completou a parlamentar.

O desembargador Roberval Belinati, presidente do TRE-DF, destacou que a jornalista deixa um legado de “amor e bondade”. “Eterna professora da língua portuguesa, com ela muito aprendemos. Agora ela voltou para Deus, para cumprir nova missão. Querida Dad, você deixa um legado de amor e bondade. Cumpriu a missão na terra com muita dignidade. Amamos você, Dad!”, escreveu Belinati.

OAB-DF emite nota de pesar

As diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF) emitiram nota de pesar. “Dad Abi Chahine Squarisi contribuiu, ao longo de sua carreira, significativamente para a disseminação de informações e a promoção do debate saudável na sociedade. Sua preocupação com a verdade, a ética e a busca pela excelência jornalística deixa marcas indeléveis”, diz o texto.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação