Tempo

Tempo seco: DF entra em alerta laranja nesta terça-feira (19/9)

O calor e a secura são normais para esta época do ano, mas o brasiliense precisa tomar os cuidados necessários com a saúde

Previsão do Tempo. Bom dia, Brasília. Isto É Brasília.  -  (crédito: Ed Alves/CB)
Previsão do Tempo. Bom dia, Brasília. Isto É Brasília. - (crédito: Ed Alves/CB)
postado em 19/09/2023 14:16

O Distrito Federal está em alerta laranja por conta da baixa umidade do ar. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (19/9), quando as temperaturas devem chegar aos 34ºC em alguns pontos do DF.

Já a umidade relativa do ar deve chegar aos 15% em alguns pontos nos horários mais quentes do dia, bem abaixo do que é considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nível adequado para a saúde humana é entre 50% e 60%.

Apesar das chuvas do fim de agosto e do início de setembro terem aliviado um pouco as altas temperaturas, o tempo voltou ao que é esperado para esta época do ano.

“O DF não está na área onde está prevista a onda de calor extrema que vai atingir diversos estados do país. O calor que sentimos agora é o normal para o fim do inverno e início da primavera, com os termômetros podendo ter máximas entre 32ºC e 34ºC, com pouca nebulosidade”, explica o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves.

Heráclio antecipa que, normalmente, as chuvas devem voltar a cair com frequência a partir de outubro. Até lá, os cuidados com o calor e a secura já são bem conhecidos pelos brasilienses: beber bastante água, usar protetor solar e evitar atividades ao ar livre entre as 10h e 16h, que é quando, ao longo do dia, as temperaturas estão mais elevadas e o ar mais seco.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação