Carrodependência: MPDFT faz debate para estimular mobilidade ativa

O evento conta com representantes de organizações como Rede Urbanidade e Rodas da Paz. A ideia é discutir propostas para vencer a dependência do carro em Brasília

MPDFT promove debate para discutir soluções à carrodependência -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
MPDFT promove debate para discutir soluções à carrodependência - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
postado em 20/09/2023 10:48

Com o objetivo de discutir soluções para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal e superar a dependência do automóvel na capital do país, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, na manhã desta quarta-feira (20/9), o debate “Mobilidade sustentável: como vencer a carrodependência no DF?”

Estão presentes no debate representantes de entidades como Rodas da Paz, Rede Urbanidade, Instituto Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, entre outros.

“Estamos anestesiados com o fato de que, até agora, não conseguimos encontrar soluções para o caos que está se formando. Mas se ainda não chegamos ao colapso, estamos muito próximos, não só com relação à mobilidade urbana, mas também com relação ao meio ambiente”, afirmou Dênio Augusto de Oliveira, coordenador da rede Urbanidade e promotor do MPDFT.

Uirá Lourenço, ativista da Rede Urbanidade observou que, apesar da área central de Brasília contar com uma malha cicloviária relativamente grande, as ciclovias estão sempre vazias. “Precisamos de mais adeptos à mobilidade ativa e transporte coletivo. Uso bicicleta diariamente e me questiono quanto ao motivo das ciclovias estarem sempre tão vazias”, pontuou.

O evento é mediado pela arquiteta e urbanista Romina Caparelli. “É muito fácil colocar a culpa no tombamento para não fazer melhorias. Quando há vontade política, a gente faz viadutos como o do SIG. O tombamento não é limitação. Não podemos nos deixar levar por essa falácia”, disse.

A ideia é que o debate gere propostas que sejam encaminhadas ao Poder Público ao final do evento.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação