ALERTA /

Com as chuvas chegam também os velhos problemas dos alagamentos

Lixos e entulhos jogados em áreas próximas aos locais de escoamento da água provocam alagamentos como o que ocorreu no Setor de Chácaras de Taguatinga, que inundou todos os cômodos de uma casa da região

... o bancário postou vídeo mostrando a água até o peito dele  -  (crédito: Material cedido ao Correio)
... o bancário postou vídeo mostrando a água até o peito dele - (crédito: Material cedido ao Correio)
postado em 30/09/2023 03:55 / atualizado em 30/09/2023 08:22

Água na altura do peito, móveis estragados e muita lama. Esses foram alguns dos problemas que o bancário Robson Miranda, 40, e a advogada Ana Caroline Torquato, 31, moradores da QSC 19 de Taguatinga Sul enfrentaram após a residência do casal ser alagada pela chuva na última quinta-feira, no Setor de Chácaras da região. Ao Correio, eles contaram que é a terceira vez que ocorre a situação, porque o final da rua foi obstruído por vizinhos que colocaram entulho em espaços de escoamento de água.

Ana Caroline conta que a água começou a entrar na residência por volta das 22h de quinta-feira e tomou todas as partes da casa. No momento da inundação, Robson postou um vídeo nas redes sociais em que aparece na sala de casa com a água na altura do peito dele. Ele diz ter ouvido um barulho parecido com o de uma cachoeira. Robson abriu a porta para observar o que ocorria e viu o alagamento se formar e entrar por baixo do portão da casa. "Não tinha o que fazer porque o volume era muito grande e começou a invadir a casa", relembra.

Entre as consequências do alagamento, Robson diz que perdeu alguns móveis e a geladeira não funciona. "Uma sapateira grande foi parar nos fundos da casa. É um prejuízo material e emocional, porque acaba abalando a gente com essa situação", lamenta.

Ana Caroline disse que o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) esteve no local para aterrar a água e evitar que se espalhasse mais. Ana Caroline informou que, ainda na manhã de ontem, servidores da Administração Regional desobstruíram uma construção irregular no fim da rua. 

Medidas

O Drenar é o projeto do GDF que cuida dos alagamentos. Segundo a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) a iniciativa visa acabar, de forma definitiva, com antigos problemas em áreas críticas do Plano Piloto. A primeira etapa do programa iniciou no início da Asa Norte que todos os anos é inundada pelas águas das chuvas.

Com 7,68km de túneis escavados ao todo, o trabalho começa na 902 Norte (perto do Colégio Militar), passando pela 702, 502, 302, 102, 202 e 402 Norte, cruzando as vias W3 Norte, o Eixo Rodoviário Norte (Eixão) e a via L2 Norte até chegar à L4 Norte, chegando ao Lago Paranoá. É esperado, também, que o projeto avance em outras fases, como o início das obras na Asa Sul e Taguatinga, no entanto, sem data prevista.

Para o engenheiro civil Hugo Borges, é de extrema importância projetos desse modelo, principalmente pelo crescimento constante do DF. "As áreas permeáveis, como áreas verdes, por exemplo, são cada dia mais escassas. Sendo assim, o volume de água que percorre as redes de drenagem pluvial fica cada dia maior, demandando mais o sistema", explicou.

O especialista lembrou que também é necessário trabalhar soluções para evitar transtornos para a população. "O paliativo mais importante a se fazer é a limpeza e desobstrução das bocas de lobo, que entopem durante a seca com lixo e folhas, tornando inoperantes as redes que já existem, portanto uma limpeza completa impede que materiais sólidos sejam levados para as galerias", disse. "Além da limpeza, é preciso também conscientizar a população a respeito da destinação do lixo, que é o maior causador de entupimentos de redes de drenagem", completou Hugo.

Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), entre janeiro a junho deste ano, 15 mil metros de redes de águas pluviais foram desobstruídas das bocas de lobo. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) detalhou que, no mesmo período, recolheu 56 mil toneladas de entulhos e resíduos em vias e logradouros públicos. O número soma entulhos descartados irregularmente e resíduos coletados nas ruas pelas equipes de varrição.

Previsão do tempo

Para este sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para este sábado (30/10) uma manhã de Sol com muitas nuvens e pouca chance de chuvas isoladas, que devem se intensificar à tarde, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. À noite, o tempo deve ser ameno.

O meteorologista do Inmet Heráclio Alves assegura que a temperatura vai variar entre 18ºC e 32ºC. A umidade relativa do ar vai de 95% a 35%. "A partir de agora, as pancadas de chuva à tarde começam a ser mais frequentes e com ligeira melhora na umidade", complementa.

Apesar da diminuição da previsão de chuva, o DF segue em alerta amarelo até as 10h de hoje. Com volume de água esperado de 20 mm/h a 30mm/h, a região deve ter ventos intensos de 40km/h a 60km/h e queda de granizo. 

  

  • Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira
    Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira
    Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Robson Miranda teve a casa destruída pelo alagamento provocado pela forte chuva...
    Bancário Robson Miranda, 40, teve a casa alagada após forte chuva de quinta-feira Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Bancário Robson Miranda, 40, teve a casa alagada após forte chuva de quinta-feira
    Bancário Robson Miranda, 40, teve a casa alagada após forte chuva de quinta-feira Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira
    Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira
    Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após forte chuva dessa quinta-feira Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Obras em andamento do Drenar DF para contenção das águas da chuva, em andamento na Asa Norte
    Obras em andamento do Drenar DF para contenção das águas da chuva, em andamento na Asa Norte Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após chuva dessa quinta-feira, no DF
    Rua da QSC 19 de Taguatinga Sul fica alagada após chuva dessa quinta-feira, no DF Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação