Sonho

Menino de 11 anos reproduz sons do metrô em notas musicais

Daniel tem sensibilidade sonora diferenciada e tem fascínio pelos sons do metrô do DF, que lhe deu a oportunidade e passear na cabine de um dos trens do sistema

Daniel aprendeu a identificar os sons do metrô ao ouvir os trens passarem ao longe, em sua casa, em Águas Claras -  (crédito: Divulgação/Metrô-DF)
Daniel aprendeu a identificar os sons do metrô ao ouvir os trens passarem ao longe, em sua casa, em Águas Claras - (crédito: Divulgação/Metrô-DF)
postado em 12/10/2023 14:37

O Metrô do Distrito Federal recebeu uma visita para lá de especial esta semana. O menino Daniel, de 11 anos, ao lado da mãe, Hedrienny Cardoso, deu um passeio na cabine do piloto de um dos trens do metrô da capital.

O passeio foi a realização de um sonho para o garoto, que nasceu cego e foi diagnosticado com autismo aos 3 anos. A afeição pelo metrô começou quando morava em Águas Claras, próximo a uma das estações da cidade. Ouvia o barulho do trem e ficava agitado. Passou a reproduzir as notas nos instrumentos.

Daniel tem ouvido absoluto, fenômeno auditivo caracterizado pela habilidade de identificar ou recriar notas musicais, mesmo sem referências. Nas redes sociais, o menino faz sucesso ao conseguir reproduzir no teclado o barulho das buzinas dos carros dos seguidores.

No metrô, o fascínio é pela sinalização sonora de quando as portas dos trens fecham. A nota fá é a preferida e ele a identifica quando passam os trens da série 1.000. A nota sol, ele relaciona aos trens da série 2.000, som ao qual está habituado, mas que já lhe causou incômodo no passado.

O piloto João Carlos Esteves se impressionou com o fato de Dan saber a ordem das estações e os avisos sonoros de cor
O piloto João Carlos Esteves se impressionou com o fato de Dan saber a ordem das estações e os avisos sonoros de cor (foto: Divulgação/Metrô-DF)

O sonho dele é ser piloto de metrô. A mãe entrou em contato com a companhia para realizar o sonho do filho de fazer uma viagem na cabine. Ao longo do percurso, Daniel usa a buzina várias vezes e ele próprio entoa os avisos sonoros. Ele sabe de cor a ordem de todas as estações e as falas dos pilotos, assim como o lado em que abrirão as portas quando o trem chegar à plataforma.

“Acho que hoje foi o dia mais feliz da vida dele”, disse a mãe Hedrienny, ao fim do passeio, visivelmente emocionada.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Metrô-DF (@metrodfoficial)

Hoje morador do Jardim Botânico, Daniel é estudante da 5ª série em escola particular, onde estuda com auxílio de tecnologias assistivas, como leitores de tela e sistema Braille para comunicação escrita e gráfica. Tem dois irmãos mais novos, uma menina de 9 anos, também deficiente visual e com altas habilidades para comunicação, e um menino de 7 anos.

Hedrienny registra a vida em família e as habilidades dos filhos em uma página no Instagram, no perfil @notasdadiversidade. A página também mostra a habilidade de Daniel em identificar qualquer tipo de som. Com mais de 90 mil seguidores, ele recebe sons de buzinas dos seguidores e identifica os tipos de carro. Também reproduz sons de passarinhos.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação