Obituário

Morre José Galbinski, renomado arquiteto e professor da UnB, aos 90 anos

Em nota, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB lamentou a morte de Galbinski, que deixou um grande legado na arquitetura e na educação

Na imagem, Jose Galbinski mostra a casa modernista onde viveu, no Lago Sul, em reportagem publicada no Correio Braziliense em março de 2009.
 -  (crédito: Iano Andrade/CB)
Na imagem, Jose Galbinski mostra a casa modernista onde viveu, no Lago Sul, em reportagem publicada no Correio Braziliense em março de 2009. - (crédito: Iano Andrade/CB)
postado em 02/11/2023 19:22

Morreu nesta quinta-feira (2/11) o ilustre arquiteto e professor José Galbinski, aos 90 anos de idade. Em post realizado no Instagram, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), lamentou a perda de Galbinski, que deixa um importante legado na arquitetura e na educação, sendo considerado uma das figuras mais respeitadas e admiradas devido à sua contribuição em campo.

Nascido em 1º de outubro de 1933, em Porto Alegre, Galbinski mudou-se para a cidade de Rio Grande (RS) ainda criança, onde cresceu em um ambiente multicultural, cercado por diversas culturas e línguas. A experiência diversificada moldou a visão de mundo dele e, eventualmente, influenciou no trabalho inovador como arquiteto.

Durante a carreira, Galbinski deixou uma marca memorável em Brasília, sendo responsável por obras notáveis, como a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário da UnB, projetos que se tornaram parte integrante dos estudos e pesquisas sobre a obra dele. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por FAU UnB (@fauunb)

Além de uma notável atuação como arquiteto, Galbinski dedicou grande parte da vida ao ensino e à pesquisa. Ele foi professor titular da Faculdade de Arquitetura da UnB, onde lecionou por mais de 20 anos, e também atuou como coordenador do curso por dezoito anos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação