O Correio Braziliense é finalista do 18º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia. O jornal está concorrendo em cinco categorias, incluindo a de Veículo Impresso Diário.
Entre as colunas, duas estão entre as finalistas: Eixo Capital, da editora de Política local, Ana Maria Campos; e Brasília-DF, comandada por Denise Rothenburg. O programa CB.Poder, parceria entre o Correio e a TV Brasília, concorre na categoria Programa de TV.
O veículo também concorre a categoria Cobertura de Brasília. O colunista Luiz Carlos Azedo completa a lista de concorrentes do jornal, finalista da categoria Análise de Conjuntura.
A premiação vai homenagear a jornalista Dad Squarisi, ex-editora de Opinião do Correio, que morreu em agosto deste ano, aos 77 anos. Dad foi escritora e professora de português.
Kátia Cubel, organizadora do prêmio, celebrou com emoção a escolha de Dad como homenageada deste ano. "Nas discussões de quem seria o jornalista do ano, surgiu a ideia, entre os jurados, de destacar, in memoriam, a Dad Squarisi, porque é uma profissional que atuou na comunicação em várias vertentes", conta.
"Ela fez tevê, fez jornal, deixou um legado para a língua portuguesa, deixou livros escritos, resgatou mitologias, reestruturou a maneira da população brasileira de ver e se relacionar com nossa língua. Acho que todo o legado que ela deixa foi muito reconhecido pelo júri", completou.
Veja todos os finalistas do Correio no Prêmio Engenho:
- Veículo Impresso Diário: Correio Braziliense;
- Coluna: Eixo Capital, por Ana Maria Campos; Brasília-DF, por Denise Rothenburg;
- Programa de TV: CB.Poder, parceria entre o Correio e a TV Brasília;
- Cobertura de Brasília: Correio Braziliense;
- Análise de Conjuntura: Luiz Carlos Azedo.
Sobre o prêmio
O Prêmio Engenho foi criado em 2004, com o objetivo de destacar as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da comunicação de Brasília. Kátia Cubel ressalta que mais de 90% das manchetes do noticiário brasileiro surgem na capital, mas profissionais do eixo Rio-São Paulo ocupam mais espaço em outros prêmios.
"Fizemos o prêmio exclusivo para Brasília e para quem trabalha a partir de Brasília, para prestigiar à quem aqui está e à quem é responsável por tornar o Brasil informado sobre as decisões da capital do país", explica.
Em 2008, a premiação foi incluída, por meio de lei, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal.