A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação está desenvolvendo uma pesquisa que pode revolucionar a forma como a sociedade encara o envelhecimento. A ideia de idosos dependentes ou com problemas neuropsicológicos, sempre presente, exclui um grupo especial: pessoas ativas, com grande reserva cognitiva, que continuam interagindo muito bem socialmente e contribuindo com os mais jovens em trocas intergeracionais, a partir de sua longa experiência de vida.
O estudo do Sarah visa entender o funcionamento mental dos idosos com supercérebros e apontar os caminhos que os levaram a esse alto desempenho. São pessoas com 80 anos ou mais, às vezes com idade superior a 100 anos, que conservam alta performance neuropsicológica, grande capacidade de memória, planejamento, fluência verbal e expressão de linguagem.
"Eles podem apresentar desempenho semelhante ou superior a de pessoas na faixa de 40 a 50 anos em testes neuropsicológicos. Os primeiros testes já começaram a ser realizados com um grupo de voluntários. Eles estão fazendo exames de neuroimagem e testes detalhados para ajudar a desvendar o funcionamento e a conectividade cerebral", explica a presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga.
Envelhecimento do país bate recorde
Com o envelhecimento acelerado da população e a queda na taxa de natalidade, iniciativas como da Rede Sarah podem apontar caminhos que vão garantir vidas mais longevas, com saúde e produtividade. O número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. De acordo com IBGE, há cerca de 22 milhões idosos no país. No Censo 2010, esse faixa etária representava 7,4% de todos os moradores do país. Já em 2022, elas são 10,9%. Os dados foram divulgados em outubro passado.
---------------
Michelle candidata
O ex-presidente Bolsonaro articula nos bastidores para consolidar o nome da sua esposa Michelle como candidata ao Senado em 2026, preferencialmente eleita pelo DF. Ceilandense, a ex-primeira-dama, sempre que pode, reforça em público sua paixão por Brasília. Foi aqui que ela conheceu o então deputado federal, por intermédio do colega Alberto Fraga, e daqui não pretende sair mais. Bolsonaro diz a interlocutores que, se depender dele, nem Michelle e nenhum dos seus quatro filhos disputarão qualquer governo estadual ou distrital. Ele teme que as críticas e perseguições à família se intensifiquem.
---------------
Humor engarrafado
A Argentina escolhe hoje seu novo governante. Os memes da primeira eleição da era da inteligência artificial satirizam que o eleitor decidirá entre Frankenstein e Drácula. Em Brasília, na quinta-feira, às 19h30, na tradicional degustação de vinhos da Embaixada Argentina, já se saberá para que lado sopra o minuano, o vento do Cone Sul que atinge o pampa argentino, se para direita ou esquerda.
---------------
Senhora e senhores das políticas afirmativas
Setenta projetos sobre cotas e políticas afirmativas tramitaram no Congresso neste primeiro ano de mandato dos parlamentares. Na avaliação de Jorge Mizael, sócio da Metapolítica Consultoria, esse número expressivo mostra um interesse dos deputados e senadores na busca por alternativas regulatórias para essas temáticas. O principal autor dessas propostas, contudo foi o Poder Executivo (8). Dentro do Legislativo, os mais atuantes foram: Hélio Lopes (PL/RJ) com 3 propostas, Aureo Ribeiro (SDD/RJ), 2; e João Daniel (PT/SE, 2. Além das propostas em tramitação e apresentadas em 2023, vale destacar a Lei nº 14.723, sancionada no último dia 13, que dispõe sobre o programa especial para o acesso às instituições federais de educação superior e de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas. De autoria da deputada Maria do Rosário (PT/RS), o projeto tramitou pelo Congresso por quase três anos antes de virar lei.
---------------
A primeira ministra negra do STF pode ter a cara da Brasília democrática
O presidente Lula já disse que não levará em conta critérios de gênero ou cor na hora da escolha da pessoa que ocupará a vaga da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. Mas a pressão em torno da indicação de uma afrodescendente cresceu no mês da consciência negra. Em nova republicação da Carta Aberta ao presidente, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que indicou a jurista Vera Lúcia Santana Araújo à ocupação da vaga de Rosa Weber, coloca no cenário um nome que viveu ativamente em Brasília todo o processo de redemocratização do país.
Desde a anistia política à defesa da representação pelo voto do Distrito Federal. Ela inclusive trabalhou na Câmara Legislativa na época da elaboração da Lei Orgânica. Com isso, a representatividade feminina, negra, reivindicada nacionalmente por amplos setores da sociedade, ganha especial relevância para a Capital da República, onde Vera fez toda sua trajetória profissional. "Recebo a indicação com orgulho e responsabilidade", disse.
---------------
Desfile pelo mês da Consciência Negra
A 18ª edição do Desfile de Beleza Negra (DBN) celebra o Mês da Consciência Negra na próxima sexta-feira, dia 24, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O evento, idealizado por Dai Schmidt, produtora de moda e psicóloga, é um dos mais aguardados no calendário cultural de Brasília e conta com diversas novidades em sua nova edição, entre elas, o ator Jorge Guerreiro, novo diretor da marca.
---------------
Progressistas brasilienses no Sebrae
Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), assumirá a representação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) no Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae. Como vice-presidente da CNI para o Centro-Oeste, Jamal fará dobradinha com o presidente Ricardo Alban nos debates do órgão. Quando foi presidente do Conselho do Sebrae/DF, Jamal fez parceria no comando da instituição com o então superintendente regional Valdir Oliveira, de quem é amigo. A sintonia entre os dois vem de longa data, pois foi Jamal quem apadrinhou Valdir na indicação para Secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Rollemberg. Ano passado, os dois declararam voto na chapa Lula/Alckmin, mostrando o alinhamento com a opção progressista na eleição. Agora, os dois se encontrarão no Sebrae Nacional, onde repetirão a parceria na defesa dos interesses do empreendedorismo brasiliense.
---------------
Tudo passa na RO
Depois do Palácio da Alvorada, a residência oficial mais visitada em Brasília por autoridades fica na QL 12 do Lago Sul. O anfitrião, presidente da Câmara dos Deputados; Arthur Lira, terá uma agenda ainda mais intensa esta semana. Reforma Tributária e a MP 1185, que trata da concessão de ICMS, são a prioridade dele depois de uns dias de recesso. Lira deve se encontrar com o relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro, antes de conversar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Dois outros encontros decisivos serão mantidos a sete chaves…
Saiba Mais