Economia

Itens de decoração natalina ganham as vitrines do comércio brasiliense

Moradores do Distrito Federal garantem os tradicionais enfeites para deixar o lar e o ambiente de trabalho no clima natalino. Lojistas apontam aumento médio de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado

Gerente da loja A Festiva, na 106 Sul, Bernardo Rodrigues, espera vender 10% a mais do que no Natal de 2022 -  (crédito:  Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
Gerente da loja A Festiva, na 106 Sul, Bernardo Rodrigues, espera vender 10% a mais do que no Natal de 2022 - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
postado em 09/12/2023 06:00

Árvores enfeitadas, pisca-piscas, presépios, guirlandas. A poucos dias das festas de fim de ano, as casas e escritórios e, principalmente, os estabelecimentos comerciais estão no total clima natalino. Os moradores do Distrito Federal não perderam tempo e saíram às ruas para garantir a melhor decoração. Lojas especializadas da cidade estão com movimento intenso de consumidores em busca de kits com miniaturas de Papai Noel, iluminação e bolas brilhosas — itens clássicos —, mas também de olho nas novidades que o mercado especializado oferece.

A sensação dos lojistas é de que, neste ano, há mais gente disposta a comprar. O comércio, em geral, espera ter aumento acima de 10% nas vendas em relação ao mesmo período de 2022. Gerente da loja A Casa Brasileira, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Layres dos Santos, 35 anos, tem percebido um movimento maior dos clientes. "Temos árvores de Natal de R$ 10 a até R$ 1 mil. Temos pisca-pisca a partir de R$ 9,99. Temos opções para todo tipo de público. As pessoas gastam, em média, R$ 200 para decorar a casa e as empresas também", explicou.

Mãe e filha, as aposentadas Leonor Rodrigues, 75, e Renata Boaro, 50, estavam em busca de Papai Noel de enfeite e festão dourado. Elas devem celebrar o nascimento de Jesus com outros cerca de 30 familiares, no apartamento de Renata, no Sudoeste. "Renovei a minha casa toda para o Natal", contou a anfitriã. Mas elas confessaram que se assustaram com os preços dos produtos, alguns com quase o dobro do valor em relação ao Natal do ano passado. "A minha árvore, de 1,80m, comprei por R$ 325", exemplificou Renata. "Tudo encareceu, mas acredito que o mais importante é a união entre as pessoas, que é o verdadeiro espírito do Natal", comentou Leonor.

  • Gerente da loja A Festiva, na 106 Sul, Bernardo Rodrigues, espera vender 10% a mais do que no Natal de 2022
    Gerente da loja A Festiva, na 106 Sul, Bernardo Rodrigues, espera vender 10% a mais do que no Natal de 2022 Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Venda de artigos natalinos deve aumentar na segunda quinzena de dezembro com injeção do 13º salário
    Venda de artigos natalinos deve aumentar na segunda quinzena de dezembro com injeção do 13º salário Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Venda de artigos natalinos deve aumentar na segunda quinzena de dezembro com injeção do 13º salário
    Venda de artigos natalinos deve aumentar na segunda quinzena de dezembro com injeção do 13º salário Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  •  08/12/2023 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Vendas de artigos natalinos para este fim de ano na loja A Festiva. Na foto, Bernardo Rodrigues, gerente da loja.
    08/12/2023 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Vendas de artigos natalinos para este fim de ano na loja A Festiva. Na foto, Bernardo Rodrigues, gerente da loja. Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Venda de artigos natalinos deve aumentar na segunda quinzena de dezembro com injeção do 13º salário
    Venda de artigos natalinos deve aumentar na segunda quinzena de dezembro com injeção do 13º salário Kayo Magalhães/CB/D.A Press
  • Angélica Gomes, 76, vai montar um conjunto de produtos rosa para presentear a netas
    Angélica Gomes, 76, vai montar um conjunto de produtos rosa para presentear a netas Pedro Marra/CB/D.A. Press

Tudo pelas crianças

Sem as crianças o Natal não teria o mesmo espírito de união e celebração. É o que avaliou a administradora Camila Rocha, 37, que foi às compras ontem para garantir a iluminação e a decoração completa de Natal do apartamento onde mora, na Asa Norte, com o marido e os dois filhos, um casal de 3 e 5 anos. "Deixei as coisas em São José dos Campos (SP), onde eu morava, e precisei comprar uma árvore nova. Estou pagando uma diferença de R$ 200. Mas o que me move muito são as crianças, que são encantadas pelo Natal", apontou a mãe, empolgada.

Por ser católica, Camila acredita em repassar os ensinamentos cristãos aos filhos, não somente a comprar os produtos e colorir o apartamento, gastos que ultrapassaram R$ 500. "Estou levando bolas, pisca-pisca, efeitos decorativos e a estrela, que elas adoram colocar na árvore. Mas trazendo o tema para dentro de casa, posso reforçar os valores que vêm junto com esta época", pontuou.

A relação com os pequenos também é algo especial para a aposentada Angélica Gomes, 76. Ela enche a boca com orgulho ao dizer que virou avó de duas netas, de 3 e 2 anos. "Sou a avó mais feliz do mundo. Tudo é em função delas. Eu mesma mandei revelar fotos delas, recortei e coloquei dentro de bolas transparentes", contou, emocionada.

Para homenagear as netas, Angélica pretende estilizar a casa com decorações na cor rosa, desde as bolas da árvore de Natal à Mamãe Noel de brinquedo. "Tenho tanta coisa no armário da garagem do meu prédio que já doei duas árvores de Natal para a minha filha e para a moça que trabalha comigo. Mas, este ano, eu mesma fiz a guirlanda rosa para pôr uma anjinha no meio", completou a moradora da Asa Sul.

Gerente da loja A Festiva, Bernardo Rodrigues percebeu melhora de 7% no movimento de clientes, o que deve impulsionar em 10% as vendas em relação ao mesmo período do ano passado. O comerciante citou promoções de até 20% de estoque antigo. "Produtos que compramos em 2021, por exemplo, ficaram mais baratos do que venderíamos atualmente. Tentamos deixar um preço competitivo", explicou.

Um dos carros-chefes da loja são as árvores de Natal, feitas por uma decoradora contratada pela empresa. "Tem muita gente que só faz árvores com ela. Então, é um diferencial nosso. Mas tentamos trazer algo de diferente quando vamos para feiras do ramo, como as árvores douradas de metal. Mas o que sai mais são presépios, guirlanda e festão", afirmou Bernardo.

Na avaliação do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, as vendas neste período são impulsionadas pelo pagamento da primeira e segunda parcelas do 13º salário. "As pessoas pagam aqueles débitos atrasados e isso é uma boa expectativa. Do dia 20 ao 24, o movimento é muito grande também porque o brasileiro tem a síndrome da última hora de comprar mais alguma coisa", concluiu.

 


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