Tecnologia

Robôs poderão auxiliar na manutenção das redes de drenagem do DF

Licitação pública da Novacap procura por serviços especializados em videoinspeção robotizada para identificar obstruções e danos nas redes de drenagem da capital

Novacap quer robôs auxiliando na manutenção das redes de drenagem do DF  -  (crédito: Kiko Paes/Novacap)
Novacap quer robôs auxiliando na manutenção das redes de drenagem do DF - (crédito: Kiko Paes/Novacap)
postado em 07/12/2023 23:56 / atualizado em 08/12/2023 15:54

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciou a procura, por meio de licitação pública, por serviços especializados em videoinspeção robotizada, uma técnica avançada para identificar obstruções e danos estruturais nas redes de drenagem do Distrito Federal.

Segundo a companhia, a tecnologia permite uma análise detalhada das redes de drenagem, permitindo a identificação mais célere de pontos de obstrução ou danos.

A novidade também auxiliará na detecção de ligações irregulares de esgoto, contribuindo para a qualidade da água nos corpos hídricos e prolongando a vida útil dos sistemas de drenagem.

A Novacap pontua que o descarte inadequado de objetos e detritos nas ruas tem sido uma causa significativa de entupimentos, diminuindo a eficiência do sistema de drenagem e aumentando o risco de inundações e alagamentos. A solução tecnológica, segundo a companhia, possibilitará a inspeção detalhada das condições internas das tubulações, viabilizando intervenções precisas e tempestivas.

O acordo alinha-se também ao Contrato de Concessão nº 1/2023, firmado entre Adasa e Novacap, delegando a prestação do serviço público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas à companhia. O contrato tem duração de um ano, com início dos serviços previsto para até cinco dias após a emissão da ordem de serviço, assegurando ação rápida e eficaz na manutenção das redes de drenagem do DF.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->