Saúde

Covid-19: Saúde inicia aplicação de novas doses bivalentes no DF

As doses de reforço estão disponíveis para as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos

 27/02/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Brasilienses começam a receber vacina bivalente contra covid-19. Posto da 114/115 Norte.  -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
27/02/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Brasilienses começam a receber vacina bivalente contra covid-19. Posto da 114/115 Norte. - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)
postado em 08/12/2023 15:42

A Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, nesta sexta-feira (8/12), a aplicação de doses de reforço da vacina bivalente para as pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos. A novidade para imunização contra a covid-19 veio após recomendação do Ministério da Saúde. Para quem deseja se vacinar, é preciso ter tomado a última dose há pelo menos seis meses.

No ato da vacinação, devem ser apresentados o cartão de vacinação e um documento de identidade (com foto e CPF). A orientação do Ministério da Saúde ocorreu devido a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante de covid-19 no Brasil. As pastas da saúde destacam que as doses disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves e mortes.

Segundo a SES-DF, a rede pública da capital dispõe da vacina em todos os pontos de vacinação, além de ter um estoque na Rede de Frio. Os locais de vacinação, assim como os horários de funcionamento dos pontos, estão disponíveis no site da pasta. 

Novas variantes

De acordo com o Ministério da Saúde, foram identificadas duas novas variantes: JN.1 e JN.3. A primeira delas foi detectada no Ceará e, globalmente, tem aumentado a proporção, atingindo 3,2% das detecções no mundo. A segunda variante, além de também identificada na região Nordeste do país, está sob investigação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás nos últimos meses. Atualmente, as novas variantes já foram detectadas em 47 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com informações da SES-DF

  • Vacinação bivalente contra a covid-19 é direcionada principalmente a pacientes imunocomprometidos
    Vacinação bivalente contra a covid-19 é direcionada principalmente a pacientes imunocomprometidos Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->