FELIZ 2024

Celebrações de ano novo já começaram na Praça dos Orixás neste sábado (30/12)

Rituais da umbanda e do candomblé abrem os festejos à tarde na Praça dos Orixás, que ainda vai contar com shows musicais gratuitos a partir das 18h deste sábado (30/12)

Fé e celebração na Praça dos Orixás -  (crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)
Fé e celebração na Praça dos Orixás - (crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)
postado em 30/12/2023 17:14

A partir deste sábado (30/12), várias atrações já podem ser curtidas na Praça dos Orixás. Neste domingo (31/12), a diversão se espalha pelo quadradinho com apresentações culturais na Esplanada dos Ministérios, na Praça da Bíblia de Ceilândia e no Setor Recreativo de Planaltina. A programação faz parte do Réveillon Cidade Luz 2024, que contou com R$ 5 milhões de investimento do Governo do Distrito Federal (GDF).

A movimentação às margens do Lago Paranoá, nas proximidades da Ponte Honestino Guimarães, começou logo cedo. Debaixo de uma garoa fina, dezenas de pessoas aproveitaram a manhã de sábado para levar oferendas aos orixás. Velas, incensos e flores faziam parte do ritual de quem queria agradecer as graças alcançadas em 2023 e pedir proteção ao longo de 2024.

“Tem mais de 15 anos que eu frequento a Praça dos Orixás no final do ano. A gente sente a energia da água, traz oferendas. É um momento importante para mim”, comenta a funcionária pública Rejane Nascimento, de 44 anos. “Desta vez, eu trouxe um grupo grande comigo lá de Águas Lindas de Goiás, todos frequentadores da mesma casa de umbanda que eu. É uma tradição bonita, que a gente passa de geração para geração”, acrescenta.

As atrações da Praça dos Orixás prometem agradar todo tipo de público. Enquanto os rituais religiosos são voltados para a umbanda e o candomblé, as atrações musicais não fazem distinção religiosa. É o que garante a mãe de santo Adna Santos, mais conhecida como Mãe Baiana, uma das responsáveis pela programação de Ano-novo patrocinada pelo GDF.

“Vamos abrir as comemorações às 15h, com a lavagem da praça feita pelas baianas. Depois, teremos o Entardecer dos Ojás, momento em que vamos amarrar laços brancos em todas as árvores do local, convidando a comunidade a abraçar uma cultura de paz”, adianta Mãe Baiana. “Na parte da noite, entregamos a praça para toda a população se divertir, com muita música trazida por excelentes artistas. E a programação continua no domingo”, finaliza.

*Com informações da Agência Brasília

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->