Vacinação

Vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos termina neste sábado (14/6)

Após a data, o imunizante voltar a ser oferecido exclusivamente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos

Jovens de 15 a 19 anos tem até sábado (14/6)  para se vacinar contra o Papilomavírus Humano (HPV) antes de o imunizante voltar a ser oferecido exclusivamente para crianças e jovens de 9 a 14 anos. Desde março, a Secretaria de Saúde (SES-DF) adotou a estratégia de ampliar o público-alvo da vacina, de dose única, com o objetivo de aumentar a cobertura e incluir quem perdeu a oportunidade quando mais novo.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“É crucial que jovens de 15 a 19 anos aproveitem essa oportunidade para se vacinar contra o HPV. A vacina é uma proteção importante não apenas contra o câncer de colo de útero, mas também contra outras doenças graves relacionadas ao vírus. Temos um prazo limitado e queremos garantir que todos tenham acesso a essa imunização”, afirma o secretário de Saúde, Juracy Lacerda.

No DF, mais de 100 pontos de vacinação oferecem o imunizante. Para ser atendido nos postos, basta comparecer com o documento de identidade e cartão de vacinação. 

Papilomavírus Humano

O HPV é um vírus capaz de infectar tanto a pele quanto a mucosa oral, genital e anal. Embora a principal forma de transmissão da infecção sexualmente transmissível (IST) seja por via sexual, com penetração desprotegida, o contágio também pode ocorrer pelo contato direto entre os órgãos genitais, mesmo que sem penetração.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que o câncer de colo de útero, que pode ser causado pelo vírus, é responsável pela morte de cerca de 7 mil mulheres por ano no país. O HPV pode provocar, também,  verrugas genitais e outros tipos de cânceres, como no pênis e na laringe.

*Com informações da Agência Brasília

Mais Lidas