Ciência

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 03/07/2020 21:50
 (foto: Handout/AFP - 30/9/14)
(foto: Handout/AFP - 30/9/14)

Segunda-feira, 29
Parto prematuro eleva risco cardíaco

Mulheres que dão à luz antes da 37ª semana de gravidez correm maior risco de desenvolverem doença isquêmica do coração (DIC), complicação que pode levar ao infarto e à insuficiência cardíaca. Já se sabia da maior vulnerabilidade à DIC a curto prazo. Agora, uma equipe de cientistas americanos demonstra que as mães seguem mais suscetíveis à enfermidade durante muito tempo. Foram analisados os históricos médicos de mais de 2,1 milhões de mulheres que tiveram um único parto de 1973 a 2015. Ajustados fatores de risco, como IMC e histórico de tabagismo, conclui-se que, 10 anos depois do parto prematuro, essas mulheres apresentavam risco de 2,5 a quatro vezes maior de ter DIC, comparadas àquelas que pariram no período recomendado. “O parto prematuro deve agora ser reconhecido como um fator de risco independente para a DIC ao longo da vida”, defende Casey Crump, professor da Icahn School of Medicine at Mount Sinai em Nova York e principal autor do estudo, publicado no Journal of American College of Cardiology.


Terça-feira, 30
O lado positivo do (baixo)
consumo de bebida alcoólica

Beber pouco, ou até moderadamente, pode preservar a função cerebral na terceira idade, de acordo com um novo estudo da Universidade da Geórgia. A pesquisa examinou a ligação entre o consumo de álcool e as alterações na função cognitiva ao longo do tempo entre adultos de meia-idade e idosos nos EUA. Quase 20 mil participantes completaram, por uma década, pesquisas a cada dois anos sobre sua saúde e estilo de vida, incluindo perguntas sobre hábitos de consumo. Eles também tiveram suas funções cognitivas medidas em uma série de testes. Os pesquisadores descobriram que aqueles que tomavam uma ou duas doses por dia tendiam a ter um desempenho melhor nos testes cognitivos ao longo do tempo. Mas isso não significa que quem bebe menos ou é abstêmio deve começar com o hábito, ressaltam os autores. “Esse estudo não incentiva as pessoas a beber para evitar o declínio da função cognitiva”, disseram, em um comunicado.


Quarta-feira, 1º
China vai enviar robô a Marte

A China anunciou que enviará uma sonda e um pequeno robô para Marte no fim do mês. Será a primeira missão do gigante asiático no Planeta Vermelho. Pequim tem investido bilhões de dólares em seu programa espacial, que inclui o lançamento de satélites, o envio de uma missão tripulada à Lua e o lançamento de uma nova sonda, em meados de maio passado. “Escolheremos uma data apropriada durante o período de 20 a 25 de julho para o lançamento para Marte da sonda Tianwen-1”, anunciou o centro de lançamento espacial de Wenchang, no sul do país. Uma viagem da Terra a Marte leva cerca de sete meses. Dessa forma, a sonda chinesa deve atingir seu destino apenas em 2021. A distância muda constantemente, mas são pelo menos 55 milhões de quilômetros.


Quinta-feira, 2
Macacos imunes
à covid após
primeira infecção

Estudo chinês mostra que a infecção pelo vírus responsável pela covid-19 protegeu macacos de um novo contágio 28 dias mais tarde. A imunidade ao novo coronavírus após a primeira infecção — e quanto tempo ela duraria — segue sendo uma das principais questões no caso dos seres humanos. Cientistas da Peking Union Medical College fizeram um experimento com macacos-rhesus, geralmente usados devido a suas semelhanças com o homem, para descobrir se era desenvolvida imunidade a curto prazo. Seis animais foram infectados na traqueia por uma dose do Sars-CoV-2. Eles desenvolveram sintomas leves a moderados e levaram cerca de duas semanas para se recuperarem. Passados 28 dias, quatro deles receberam uma nova dose do vírus. Além de leve alta de temperatura, nenhum sinal da doença.


Sexta-feira, 3
Descobertos túmulos da antiga Gália

Arquéologos franceses encontraram 150 túmulos, datados entre meados do século 3 e o século 5, durante escavações de uma grande necrópole no norte da antiga Gália. O local foi descoberto numa checagem de terreno que antecedeu a construção de uma casa em Autun, no centro da França. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica Preventiva, há túmulos cristãos entre os mais antigos da metade norte da Gália, inclusive, um sarcófago de 1.500 anos “ainda selado” e que poder conter restos bem preservados. As outras sepulturas são feitas, principalmente, de madeira, mas também há algumas de chumbo, “muito mais incomuns”. Também foi localizada “uma das primeiras menções de Cristo na Gália, datada do século 4”. Fundada no século 1 a.C, a cidade romana de Autun foi um dos lugares mais emblemáticos do cristianismo medieval desde o fim da Antiguidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação