Contatamos autoridades da Rússia para analisar dados sobre vacina, diz OPAS

A diretora da Opas, Carissa Etienne, lembrou que o quadro da pandemia nas Américas ainda é complexo

Agência Estado
postado em 11/08/2020 13:54
 (crédito: Divulgação/Governo Federal)
(crédito: Divulgação/Governo Federal)

Diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa afirmou nesta terça, 11, durante entrevista coletiva, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) está em contato com autoridades da Rússia, a fim de obter dados sobre a vacina para covid-19 anunciada por Moscou. Barbosa ressaltou que, após ter essas informações, a OMS as revisará, a fim de adotar uma posição "sobre essas e outras vacinas".

A Opas é o braço da OMS nas Américas. Questionado se as entidades iriam comprar a vacina da Rússia, Barbosa disse que primeiro será preciso revisar os dados, para garantir "a segurança e a eficácia" da vacina russa. De qualquer modo, ele considerou importante que nações das Américas busquem aumentar sua capacidade de produzir vacinas, para o caso de que existam boas alternativas.

"Não há vacina 100% eficaz", comentou Barbosa, lembrando que em todos os casos será preciso analisar e descobrir de quanto exatamente é a proteção dada por elas.

Também presente na coletiva, a diretora da Opas, Carissa Etienne, lembrou que o quadro da pandemia nas Américas ainda é complexo, citando que a região tem registrado diariamente mais de 100 mil novos casos da covid-19 e também mencionando o fato de que o Brasil superou recentemente 100 mil mortes pela doença. Nesse quadro, o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas, Marcos Espinal, reforçou a importância de que as reaberturas econômicas sejam conduzidas "com muito cuidado", a fim de evitar novos surtos da doença.

Em outro momento da coletiva, Barbosa falou sobre o quadro em alguns países da região. Ele destacou o fato de que a Bolívia tem registrado "um avanço forte" do vírus nos últimos dias, sobretudo nas maiores cidades, como La Paz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação