Saúde

Fiocruz lança pesquisa sobre papel da saúde da família na covid-19

Pesquisa analisará incorporação de novas rotinas de serviços durante a pandemia, atenção a pacientes e práticas de promoção da saúde e vigilância para monitoramento da doença

Agência Brasil
postado em 04/09/2020 11:34 / atualizado em 04/09/2020 11:35
 (foto: Peter Ilicciev/FioCruz)
(foto: Peter Ilicciev/FioCruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lança hoje (4/9), no Rio de Janeiro, uma pesquisa nacional sobre o processo de trabalho da estratégia de saúde da família durante a pandemia de covid-19.

A proposta é analisar, entre outras coisas, o papel das equipes de saúde da família no controle da doença e na redução da morbimortalidade [incidência das doenças e/ou dos óbitos numa população] dos infectados.

Entre os itens que serão analisados figuram a incorporação de novas rotinas de serviços durante a pandemia, as formas de atenção a pacientes, práticas de promoção da saúde e práticas de vigilância para monitoramento da doença. 

A pesquisa, feita em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também tentará conhecer as medidas de proteção dos profissionais das equipes de saúde da família.

A coleta de dados será feita através de um questionário online que pode ser respondido por todos os profissionais de saúde que atuam em equipes de saúde da família.

Segundo a Fiocruz, a Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerada como primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação