IMUNIZAÇÃO

UFRJ testa eficácia da vacina BCG contra a covid-19

Ensaios clínicos começaram nesta segunda-feira (5/10). Serão aplicadas doses em mil profissionais da saúde. Pesquisadores pretendem avaliar se a vacina ajuda a prevenir formas mais graves da doença

Ana Luísa Santos*
postado em 05/10/2020 18:14
 (crédito: Chaideer Mahyuddin/AFP)
(crédito: Chaideer Mahyuddin/AFP)

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciaram nesta segunda-feira (5/10) os ensaios clínicos de eficácia da vacina BCG — que previne a tuberculose — contra a covid-19. Serão aplicadas doses em mil profissionais da saúde, que vão ser acompanhados para a coleta de dados para a pesquisa.

Os hospitais que vão conduzir o trabalho são: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran, em São Paulo.

Em nota à Agência Brasil, Fernanda Mello, coordenadora da pesquisa e professora de tisiologia e pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ, explicou que os estudos pretendem avaliar se a vacina ajuda na prevenção da infecção e na diminuição de ocorrências graves ocasionadas pelo Sars-Cov-2.

Hipótese do estudo

A investigação para verificar a eficácia da BCG partiu do indicativo de que países que mantêm o uso do imunizante tiveram menor incidência de covid-19 na comparação com países que suspenderam o uso universal, como a Itália, Espanha e Estados Unidos.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também está fazendo um estudo semelhante, pesquisadores australianos verificaram a eficácia da BCG contra outras doenças respiratórias virais.

A BCG faz parte do calendário nacional de vacinação brasileiro desde 1976 e é obrigatória para crianças de até 4 anos. Este ano, no Brasil, internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG) estão baixas entre crianças e adolescentes, até 19 anos, e têm maior incidência na faixa superior a 40 anos, principalmente acima de 60 anos, mesma população que não foi vacinada com a BCG quando criança, de acordo com dados do Sistema Infogripe.

*Estagiária sob supervisão de Fernando Jordão

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação