CIÊNCIA

Criadoras de ferramenta que permite correção de defeitos no DNA levam Nobel de Química

Pela primeira vez na história da Academia, uma dupla 100% feminina vence a categoria

Paloma Oliveto
postado em 08/10/2020 06:00
 (crédito: AFP / Miguel RIOPA)
(crédito: AFP / Miguel RIOPA)

Elas criaram a tesoura que edita a vida com precisão cirúrgica. Com o desenvolvimento da ferramenta CRISPR-Cas9, a francesa Emmanuelle Charpentier, 51 anos, pesquisadora do Instituto Max Planck, e a norte-americana Jennifer A. Doudna, 56, da Universidade da Califórnia em Bekerley, possibilitaram a alteração do DNA de seres humanos, animais, plantas e micro-organismos, sem o risco de, ao tentar consertar um erro, acabar criando outro defeito. Ontem, foram laureadas com o Nobel de Química, que, pela primeira vez, premia uma dupla 100% feminina.

De tratamento para o câncer a melhoramento genético na agricultura, a tecnologia desenvolvida por elas revolucionou diversos campos científicos. Alterar o DNA já era uma realidade, mas faltava um mecanismo que permitisse fazer isso de forma precisa. As tesouras afiadas de Charpentier e Doudna resolveram a questão e, hoje, pesquisadores do mundo todo utilizam o CRISPR-Cas9 em seus laboratórios.

“Há um poder enorme nessa ferramenta genética que afeta a todos nós. Ela não só revolucionou a ciência básica, mas também resultou em inovações agrícolas e levará a novos tratamentos médicos inovadores”, disse Claes Gustafsson, presidente do Comitê Nobel de Química, ao justificar a premiação. Ele ressaltou que modificar genes costumava ser um processo demorado, difícil e, às vezes, impossível. “Usando a tesoura genética CRISPR-Cas9, agora é possível mudar o código de vida ao longo de algumas semanas.”

A descoberta ocorreu de maneira inesperada. Em 2011, Charpentier e Doudna pesquisavam o sistema imunológico da bactéria Streptococcus pyogenes, pensando em desenvolver um antibiótico, quando se deparam com uma molécula então desconhecida: a tracrRNA. Ao estudá-la, elas perceberam estar diante de uma ferramenta molecular capaz de fazer incisões precisas no material genético, possibilitando mudar facilmente e com segurança o código da vida (Veja arte).

A descoberta foi publicada na revista Science, em 2012, e gerou grande alvoroço, levantando, inclusive, questionamentos éticos. A dupla, porém, sempre defendeu o uso da tecnologia para o bem da humanidade, especialmente na busca por tratamentos para doenças desafiadoras. Atualmente, na área da medicina, inúmeras pesquisas utilizam as tesouras de Charpentier e Doudna para o desenvolvimento de terapias gênicas oncológicas, voltadas a enfermidades hereditárias e raras. A tecnologia também está sendo aplicada em estudos de diagnóstico e medicamentos para a covid-19.

“A história delas foi um exemplo perfeito de como a ciência básica movida pela curiosidade acaba levando a revoluções na tecnologia e na medicina”, comenta Ailong Ke, professor de química na Universidade de Cornell e especialista em CRISPR. “O trabalho se destacou em originalidade, qualidade e impacto. Elas foram os primeiros a reconstituir o CRISPR-Cas9, a demonstrar a versatilidade e a apontar as aplicações potenciais na edição de genoma”, completa Ailong Ke, que fez as pesquisas de pós-doutorado no laboratório de Doudna.

Históricas

O anúncio da premiação de uma equipe 100% composta por mulheres veio no dia seguinte ao Nobel de Física, que reconheceu o trabalho da astrofísica Andrea Ghez pela descoberta de um buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea. A francesa e a norte-americana são, respectivamente, a sexta e a sétima mulheres laureadas com o Nobel de Química, vencidos anteriormente pela polonesa Marie Curie (1911), a britânica Dorothy Crowfoot Hodgkin (1964), pela norte-americana Barbara McClintock (1983), pela israelense Ada E. Yonath (2009) e pela norte-americana Frances H. Arnold (2018).

“Esse é um momento histórico na história do Prêmio Nobel porque nunca foi atribuído antes a duas mulheres (ao mesmo tempo) em Química, Física ou Medicina”, afirmou, na cerimônia do anúncio, feita on-line, Pernilla Wittung Stafsheden, integrante da Real Academia Sueca de Ciências.

“Desejo que o fato de Jennifer Doudna e eu termos sido premiadas hoje (ontem) represente uma mensagem muito forte para as jovens que desenvolvem carreiras científicas”, disse Charpentier em uma coletiva de imprensa também on-line. Jennifer Dodna destacou à agência France-Presse (AFP) de notícias que, para muitas mulheres, “independentemente do que façam, seu trabalho nunca será considerado como seria se fossem homens”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação