Covid-19

Brasil produzirá vacina Sputinik V em dezembro, anuncia fundo russo

Afirmação é do diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev. América Latina deve receber 200 milhões de doses

Jéssica Gotlib
postado em 19/10/2020 13:57 / atualizado em 19/10/2020 14:19
Pesquisadores russos garantem que vacina Sputinik V é segura e eficaz contra a covid-19 -  (crédito: YASIN AKGUL / AFP)
Pesquisadores russos garantem que vacina Sputinik V é segura e eficaz contra a covid-19 - (crédito: YASIN AKGUL / AFP)

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Rússia, a Sputinik V, será produzida no Brasil a partir de dezembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19/10) pelo diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI), Kirill Dmitriev. Para isso, o Instituto Nikolai Gamaleia estabeleceu protocolo de transferência acelerada de tecnologia para permitir a produção em larga escala no Brasil, cujo laboratório responsável será o União Química, com sede em São Paulo.

Atualmente, a Sputinik V está na terceira fase de testes e tem dados resultados positivos. Até agora, 16 mil voluntários já receberam o imunizante “Estamos vendo mais de 200 milhões de doses que podem ir à América Latina”, destacou Dmitriev. Além do Brasil, Argentina, México, Uruguai e Chile devem firmar acordos para produzir a vacina, que também será fabricada em países como Índia, China e Coreia do Sul.

Cientistas russos apresentados pela RFPI defendem a disponibilidade de mais uma opção de vacina para cada país. Por aqui, o país também testa vacinas dos laboratórios Sinovac, da China, AstraZeneca, do Reino Unido, Pfizer e Johnson&Johnson, dos Estados Unidos. Para a Sputinik V passar a ser aplicada em pessoas no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa aprovar os resultados obtidos até agora pelas pesquisas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação