ao vivo

Nasa divulga imagens do pouso de sonda no asteroide Bennu

O pouso histórico ocorreu na noite de terça-feira (20/10). O objeto é a coleta de amostras do asteroide

Correio Braziliense
postado em 21/10/2020 17:53 / atualizado em 21/10/2020 18:33
 (crédito: Handout / NASA/Goddard/Arizona State)
(crédito: Handout / NASA/Goddard/Arizona State)

A Nasa divulgou, nesta quarta-feira (21/10), imagens da primeira tentativa de coleta de amostras pela  sonda OSIRIS-REx na superfície do asteroide Bennu. O pouso histórico ocorreu na terça-feira (20/10).

Especialistas que participam da missão foram escalados para responder perguntas dos internautas a partir das 19h15 (no vídeo abaixo). Para participar é só usar postar a questão no Twitter acompanhada da hashtag #ToBennuAndBack.

O objetivo da missão é coletar materiais da superfície do asteroide, que serão estudadas quando a sonda retornar à Terra em setembro de 2023.

Uma das perguntas que a missão busca responder é como surgiu o Universo. Isso porque o Bennu contém material do início do Sistema Solar e pode conter moléculas orgânicas portadoras de carbono, ingrediente essencial para a vida na Terra. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • NASA spacecraft touches asteroid Bennu
    NASA spacecraft touches asteroid Bennu Foto: NASA/ DIVULGAÇÃO
  • Artist's conception of NASA's Osiris-Rex spacecraft collecting a sample from the asteroid Bennu.
    Artist's conception of NASA's Osiris-Rex spacecraft collecting a sample from the asteroid Bennu. Foto: NASA/Goddard/University of Arizona
  • sonda OSIRIS-REx, da Nasa, acaba de tocar a superfície do asteroide Bennu
    sonda OSIRIS-REx, da Nasa, acaba de tocar a superfície do asteroide Bennu Foto: Reprodução/Nasa
  • Bennu, a well-preserved, ancient asteroid, is currently more than 200 million miles (321 million kilometers) from Earth
    Bennu, a well-preserved, ancient asteroid, is currently more than 200 million miles (321 million kilometers) from Earth Foto: NASA/Goddard/University of Arizona/Lockheed Martin
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação