Nasa

Lançamento tripulado da SpaceX é adiado para domingo

A decolagem está agendada para as 19h27 locais (21h27 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no sudeste dos Estados Unido

Agência France-Presse
postado em 13/11/2020 20:38
 (crédito: RED HUBER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
(crédito: RED HUBER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O lançamento de um foguete da SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS) com três astronautas da Nasa e um astronauta japonês foi adiado de sábado para domingo devido aos ventos na região, anunciou a agência espacial americana nesta sexta-feira (13).

A decolagem está agendada para as 19h27 locais (21h27 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, disse o administrador da NASA, Jim Bridenstine.

A tripulação de astronautas é formada pelos americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker e pelo japonês Soichi Noguchi. O foguete da SpaceX deverá atracar na ISS na próxima terça-feira, aproximadamente à 01h00 de Brasília.

Trata-se da primeira missão "operacional" de seis meses lançada pela SpaceX, que marca a retomada dos voos tripulados dos Estados Unidos em maio passado, após nove anos de interrupção e dependência da Rússia.

A NASA certificou oficialmente na terça-feira a cápsula Crew Dragon desenvolvida pela SpaceX para o transporte de seus astronautas em voos regulares, considerando-a segura.

A SpaceX, empresa fundada pelo empresário Elon Musk, já havia concluído com sucesso uma missão de demonstração entre maio e agosto, na qual dois astronautas foram transportados para a ISS e depois retornaram à Terra sem incidentes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação