SÃO PAULO

Brasileiros criam spray que elimina o coronavírus e protege máscaras por 48h

Cientistas da Unicamp usam sais de cobre para criar uma espécie de 'barreira de proteção' contra o novo coronavírus em máscaras. Após aplicado o SprayCov, vírus é eliminado em até um minuto

Correio Braziliense
postado em 19/11/2020 16:05
 (crédito: Unicamp/Divulgação)
(crédito: Unicamp/Divulgação)

Cientistas brasileiros criaram uma substância que elimina o vírus da covid-19 e protege as máscaras por até 48 horas. O líquido desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, usam sais de cobre para criar uma espécie de ‘barreira de proteção’ no equipamento de uso individual.

No início dos estudos, a tecnologia havia sido pensada exclusivamente para aplicação em máscaras descartáveis, mas, com o avanço das pesquisas, os cientistas viram que o spray poderia ser aplicado também em máscaras de algodão reutilizáveis.

Professora da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Marisa Masumi Beppu explicou que, depois de aplicado o produto, o vírus é eliminado em até um minuto daquela superfície.

SprayCov

Após os resultados, a universidade resolveu, então, patentear o produto chamado de “SprayCov” junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Segundo a professora, algumas ofertas para a compra do líquido já foram feitas.

Além de combater o novo coronavírus, o spray também demonstrou eficácia contra outros tipos de vírus, como os da influenza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação