Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 20/11/2020 22:03
 (crédito: Nasa TV/AFP)
(crédito: Nasa TV/AFP)


Segunda-feira, dia 16
Ganhos para a saúde mental

Jogar videogame pode ser benéfico à saúde mental, mostra um estudo da Universidade de Oxford baseado nos jogos Animal Crossing, da Nintendo, e Plants vs. Zombies, da Electronic Arts. Segundo comunicado divulgado pela equipe, observou-se “uma pequena correlação entre jogos e bem-estar”. Foram entrevistadas 3.274 pessoas, todas com mais de 18 anos e o hábito de jogar um ou os dois títulos. Em vez de considerar avaliações do tempo dedicado aos jogos feitas pelos entrevistados, procedimento comum nesses estudos, a equipe de Oxford usou dados das conexões virtuais fornecidas pelos desenvolvedores. Concluíram, por exemplo, que pessoas que passavam, em média, ao menos quatro horas por dia jogando Animal Crossing comentaram estar mais felizes. Desde 2018, a OMS classifica o vício em videogames como uma doença psicológica. Segundo Matti Vuorre, um dos autores do estudo, essa decisão é “criticada por muitos pesquisadores”.


Terça-feira, dia 17
Dragon estreia com sucesso

Quatro astronautas transportados pela cápsula Dragon, da empresa SpaceX, chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS). A viagem é a primeira do novo meio de transporte espacial da Nasa após nove anos de dependência da Rússia. Os americanos Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, assim como o japonês Soichi Noguchi, foram recebidos com gritos e abraços pelos três membros da tripulação e ficarão na ISS durante seis meses. O foguete Falcon 9, da SpaceX, decolou, no domingo, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Doze minutos depois, a uma altitude de 200km e com uma velocidade de 27.000km/h, a cápsula Dragon desprendeu-se e seguiu o caminho para se ancorar à estação espacial (foto). A SpaceX tem outros dois voos tripulados programados em 2021 para a Nasa e quatro missões de reabastecimento da ISS nos próximos 15 meses. Também está prevista uma viagem 100% privada, por meio da sócia Axiom Space, para o fim do ano que vem.


Quarta-feira, dia 18
Orquídea gigante no Equador

Uma nova espécie de orquídea, considerada uma “raridade” pelo tamanho, foi descoberta em uma floresta úmida do norte do Equador. A descoberta da tulcanensis, batizada em homenagem à cidade equatoriana de Tulcán, próxima ao local da descoberta, foi divulgada na revista científica Lankesteriana, do Jardim Botânico da Universidade da Costa Rica. “É uma planta de cerca de 40 centímetros, quando as outras não passam de 10 centímetros”, comparou Luis Baquero, professor da Universidade das Américas, e um dos autores do estudo. O tamanho da espécie contempla a medida desde a raiz até o alto do talo. A tulcanensis tem uma flor que mede 2,5 centímetros e destaca-se por suas cores, que vão do amarelo ao laranja.


Quinta-feira, dia 19
Água em dois estados líquidos

Levantada há cerca de 30 anos, a hipótese de que a água pode existir em dois estados líquidos ganhou reforço em uma renomada revista científica. Um estudo publicado na Science mostra que a água se divide em dois estados líquidos se sua temperatura baixar para cerca de 63ºC negativos e, devido à influência de outros fatores, não congelar. Nessas circunstâncias, ela terá um estado líquido de alta densidade e outro de baixa densidade, como se fossem dois líquidos diferentes separados por uma finíssima camada que reúne as duas propriedades. A equipe liderada por Anders Nilsson, professor de fisicoquímica na Universidade de Estocolmo, fez experimentos em um acelerador de partículas, além de simulações de computadores, para chegar ao fenômeno. “Nós conseguimos fazer um raio X incrivelmente rápido antes que a água congelasse e pudemos observar como um líquido se transformou em outro”, descreve Nilsson, em comunicado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação