PANDEMIA

Cientistas dos EUA estudam spray nasal para prevenir covid-19

A ideia é utilizar um vírus enfraquecido como veículo para levar instruções genéticas às células do nariz e da garganta, para que criem anticorpos capazes de impedir o coronavírus de invadir o corpo humano

Agência France-Presse
postado em 01/12/2020 22:47
 (crédito: Alexander NEMENOV / AFP)
(crédito: Alexander NEMENOV / AFP)

Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e da empresa de biotecnologia Regeneron estão pesquisando se uma tecnologia desenvolvida para terapia gênica pode ser usada para criar um spray nasal que evite infecções pelo novo coronavírus.

A ideia é utilizar um vírus enfraquecido como veículo para levar instruções genéticas às células do nariz e da garganta, para que criem anticorpos capazes de impedir o coronavírus de invadir o corpo humano.

Os cientistas estão testando essa tecnologia em animais. Segundo o gerente do projeto, o professor de Medicina James Wilson, se o spray funcionar, ele poderá proporcionar cerca de seis meses de proteção com uma única dose.

Wilson é um pioneiro da terapia gênica, que envolve a inserção de código genético nas células dos pacientes para corrigir defeitos e tratar doenças.

Sua equipe de pesquisa descobriu que vírus adeno-associados, que infectam animais e outros primatas sem causar doenças, podem ser modificados para transportar DNA saudável para as células.

Esse trabalho levou à aprovação em 2019 do Zolgensma, o primeiro tratamento para atrofia muscular espinhal, e outras possíveis aplicaçõea dos vírus adeno-associados estão agora sendo investigadas.

O governo dos EUA entrou em contato com Wilson em fevereiro para ver se sua equipe poderia usar a tecnologia contra a covid-19.

Porém, os cientistas da Universidade da Pensilvânia não conseguiram avançar antes que a Regeneron desenvolvesse dois promissores anticorpos sintéticos contra o coronavírus, que aderem à superfície da proteína do patógeno e e ele invada as células.

Os anticorpos da Regeneron estão em ensaios clínicos, mas já receberam aprovação de emergência para uso em pacientes com covid-19 leve ou moderada com alto risco de sofrer uma variante grave da doença.

Os médicos que trataram o presidente dos EUA, Donald Trump, quando ele contraiu o coronavírus, administraram esses anticorpos.

Os pesquisadores esperam que o spray nasal seja capaz de entrar nas células epiteliais nasais e modificar sua produção de proteínas para que gerem os anticorpos da Regeneron.

Normalmente, as células imunológicas são as únicas que podem criar anticorpos, o que torna este projeto uma ideia bastante inovadora.

Como o coronavírus entra nos pulmões através da passagem nasal, o spray pode prevenir a infecção.

Os vírus adeno-associados também têm a vantagem de criar apenas uma resposta imunológica leve, de modo que seus efeitos colaterais podem ser menos graves do que os de vacinas mais avançadas, que treinam o sistema imunológico para reconhecer uma proteína-chave do coronavírus.

A Universidade da Pensilvânia e a Regeneron esperam terminar seus testes em animais em janeiro, para então buscar autorização da agência de medicamentos dos EUA para iniciar os testes em humanos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação