Coronavírus

Protetor facial não protege contra a covid-19, aponta estudo japonês

Pesquisa é da Universidade Fukuoka no Japão e foi publicada na revista Physics of Fluids

Correio Braziliense
postado em 09/12/2020 09:08
 (crédito: AFP / Aamir QURESHI)
(crédito: AFP / Aamir QURESHI)

O protetor facial, mais conhecido como "Face shield", não oferece proteção contra o novo coronavírus, uma vez que o espirro de uma pessoa contaminada envia partículas do vírus que podem grudar nas bordas do objeto, mesmo quando a pessoa está a 3 metros de distância. Isso é o que mostra um estudo de pesquisadores da Universidade Fukuoka no Japão, publicado na revista Physics of Fluids.

Para obter os dados levantados, a pesquisa utilizou computadores para visualizar a propagação das gotículas em torno do face shield, a partir de um espirro de um metro de distância. E, foi constatado que "anéis" produzidos pelo espirro transportam partículas infecciosas para o protetor facial em menos de um segundo.

Assim, os pesquisadores concluíram que se essa onda de partículas disseminadas coincidir com o tempo de respiração da pessoa que utiliza o face shield, ela pode ser infectada com a covid-19.

Recentemente, outra pesquisa, realizada pela Universidade Florida Atlântico, indicou também que as máscaras são mais eficientes contra a doença, quando comparadas às face shieds.

Simulações feitas também com espirros e tosses, mostraram que o protetor facial bloqueia as secreções, mas as gotículas passam sob o visor com facilidade e se espalham em grande área, podendo levar à contaminação

Dessa forma,a pesquisa sugeriu que para minimizar a disseminação da covid-19 é preferível usar as máscaras tradicionais de tecido cirúrgico, em vez das face shield ou das máscaras com válvulas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação