PANDEMIA

Vacina da Pfizer ganha apoio formal da FDA e de renomada revista científica

Comitê consultivo da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos recomenda formalmente o uso da vacina do consórcio Pfizer/BioNTech no país. Em editorial, a publicação especializada New England Journal of Medicine celebra a eficácia do imunizante

Correio Braziliense
postado em 11/12/2020 06:06
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

País mais atingido pela pandemia da covid-19, perto de alcançar a marca de 300 mil mortes, os Estados Unidos estão a um passo de aprovar a vacinação, em caráter emergencial, da população. Ontem, ao fim de uma reunião que durou o dia inteiro, o comitê de especialistas da agência norte-americana reguladora de medicamentos (FDA) votou a favor de recomendar o uso do imunizante Pfizer/BioNTech contra o Sars-CoV-2 no país. A ideia é iniciar a campanha já na próxima semana, em hospitais e casas de repouso. Mas, para isso, a FDA precisa dar uma autorização final.

A decisão do comitê foi anunciada no mesmo dia em que os resultados completos dos ensaios clínicos do produto foram publicados na New England Journal of Medicine, a revista médica mais conhecida dos EUA. Em um editorial, a publicação se refere a uma vitória.

Os próprios fabricantes da BNT162b2 divulgaram os resultados dos testes em comunicados de imprensa emitidos em 18 de novembro, enquanto a FDA publicou, na terça-feira, seu próprio relatório detalhado sobre a eficácia e segurança da vacina.

O editorial da New England Journal of Medicine confirma a alta eficácia do produto: as pessoas vacinadas tiveram 95% menos de risco de contrair a covid-19. E a eficácia foi semelhante independentemente de idade, sexo, origem étnica, peso, ou presença de patologias.

O estudo também endossa a segurança da vacina. Os efeitos indesejáveis, como desconforto ao redor do ponto de injeção no braço, cansaço e dor de cabeça, são frequentes, mas nenhum problema grave de segurança foi constatado no ensaio clínico, que até hoje recrutou 44 mil pessoas. Metade delas recebeu a vacina, e a outra, um placebo.

A validação por um comitê de revisão composto por cientistas independentes da Pfizer e da FDA é uma confirmação adicional dos resultados dos ensaios e representa o mais alto nível de validação científica.

Dois responsáveis da revista científica apontaram no editorial “problemas menores” nos dados, especialmente sobre o desconhecimento da capacidade da vacina para prevenir as formas assintomáticas da doença. Mas, concluíram: “Os resultados do ensaio são suficientemente impressionantes para serem válidos em qualquer análise. É uma vitória.”

Transparência

Na análise do comitê consultivo da FDA, os especialistas se preocuparam com a transparência. A reunião dos 20 cientistas pôde ser acompanhada ao vivo pela internet, embora o veredito não estivesse realmente em dúvida, uma vez que a FDA havia considerado, dois dias antes, que a vacina é segura e eficaz. Entretanto, acusada de ter autorizado com urgência tratamentos duvidosos como a hidroxicloroquina sob pressão do presidente Donald Trump, a agência fez questão de mostrar o maior rigor científico possível.

Uma vez superada essa etapa, começará a distribuição da vacina, uma tarefa coordenada pelo governo federal e confiada ao setor privado. Em julho, os EUA anunciaram que fecharam acordo com o consórcio teuto-americano para comprar 100 milhões de doses da vacina ainda este ano, pelo valor de US$ 1,95 bilhão. A cidade de Nova York espera seus primeiros lotes a partir de domingo, disse o governador Andrew Cuomo.

Até o momento, aprovaram a vacinação emergencial o Reino Unido, o Bahrein e o Canadá. Os britânicos começaram a ser imunizados na terça-feira. Devido a reações verificadas em dois funcionários da área de saúde, autoridades de Londres recomendaram que pessoas com alergias significativas não recebam a substância.

Em mundo, o coronavírus deixou mais de 1,5 milhão de mortos e quase 69 milhões de casos, segundo o último balanço da agência de notícias France-Presse, realizada com base em fontes oficiais. No entanto, em muitos casos há a suspeita de que os números reais são muito mais altos.

Os EUA são, de longe, o país mais afetado, com número crescente de contágios e mortes na segunda onda. Só entre quarta-feira e ontem, foram 3 mil óbitos.

Na Alemanha, elogiada por sua gestão da crise de saúde nos primeiros meses da pandemia, o aumento dos casos é preocupante, segundo destacou o presidente do instituto de vigilância epidemiológica Robert Koch, Lothar Wieler. O país registrou, ontem, 23.679 novos casos em 24 horas e 440 mortes. Na véspera, o número de óbitos por coronavírus chegou a 590, um recorde.

A chanceler Angela Merkel destacou, ontem, que os contatos entre as pessoas continuam “muito altos” e deu a entender que poderá haver mais restrições perto das festas de Natal. “Se (as medidas atuais) não funcionarem, não vejo outra possibilidade”, disse Wieler.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Preparativos na Argentina

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse, ontem, que será o primeiro no país a receber a vacina Sputnik V contra a covid-19 “para que ninguém tenha medo”. “Assim que for aprovada pela Anmat (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica), serei o primeiro”, garantiu Fernández, em coletiva de imprensa na Casa Rosada, a sede do governo, na tentativa de silenciar as vozes que se opõem à vacinação em massa contra o coronavírus e, em particular, questionam ao produto russo. Fernández anunciou seu governo assinou um contrato com o Fundo Soberano da Federação Russa que garantirá a imunização de 10 milhões de pessoas. Segundo ele, o primeiro lote de 600 mil doses deve chegara ao país antes da virada de ano.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação