Tubo de ensaio Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 18/12/2020 23:14
 (crédito: Handout/AFP)
(crédito: Handout/AFP)


Segunda-feira, 14
Sonda traz poeira preta de asteroide
Cientistas comprovaram que a poeira preta, semelhante à areia, encontrada na camada externa da cápsula japonesa que retornou à Terra, procedente do asteroide Ryugu, era mesmo desse corpo celeste. Os diretores da Agência Espacial Japonesa (Jaxa) publicaram a foto de um pequeno depósito de matéria na parte externa de uma caixa metálica, dentro da qual a sonda trouxe amostras do asteroide, ao fim de uma missão de seis anos. Os cientistas esperam que o interior da cápsula contenha até 100mg de matéria coletada em Ryugu, cuja distância da Terra varia a cada cinco anos entre 10 milhões e 350 milhões de quilômetros. “Vamos continuar o trabalho de abrir o coletor de amostras. A extração e a análise serão feitas por equipes especializadas”, assinalou a Jaxa.

 

Terça-feira, 15
Mulheres em risco
Mulheres enfrentam um risco 20% maior do que os homens de morrer ou ter insuficiência cardíaca durante os cinco anos após um ataque do coração, de acordo com um novo estudo de pesquisadores de cardiologia da Universidade de Alberta, no Canadá. A equipe de pesquisa examinou os registros de saúde de mais de 45 mil canadenses que foram hospitalizados por um primeiro ataque cardíaco entre 2002 e 2016, relacionando dados sobre os resultados de seus angiogramas, tratamentos e evolução clínica. Os cientistas afirmaram que não sabem ainda o porquê de as pacientes do sexo feminino apresentarem maior mortalidade, mas observaram que grande parte delas tinha condições crônicas como diabetes e hipertensão, que podem contribuir para esse risco elevado.

 

Quarta-feira, 16
Tesouro arqueológico resgatado na França
O serviço alfandegário da França fez, em Metz, uma de suas maiores apreensões de objetos arqueológicos saqueados. São 27.400 peças de “valor inestimável”, acumulados ao longo dos anos por um misterioso saqueador no leste do país. A investigação foi realizada ao longo de mais de um ano por uma equipe de agentes da Alfândega francesa, em cooperação com as autoridades belgas e os serviços descentralizados do Ministério da Cultura. O saqueador, cuja identidade não foi divulgada, concentrou-se em diversos sítios históricos de referência do leste francês, onde, equipado com detectores de metal e uma cultura científica arqueológica muito sólida, reuniu, durante anos, esta coleção inédita para fins pessoais e comerciais. Ele começou a levantar suspeitas contra si depois que declarou ter encontrado, casualmente, 14.154 moedas romanas, em um terreno que havia adquirido na Bélgica.


Quinta-feira, 17
Covid mata três vezes mais em hospitais do que a gripe
Um estudo francês, publicado na revista médica The Lancet Respiratory Medicine destaca que o novo coronavírus causa três vezes mais mortes nos hospitais do que a gripe sazonal. A pesquisa se baseia em dados de mais de 135 mil pacientes franceses: 89.530 internados com covid-19, em março e abril, e 45.819 internados com gripe, entre dezembro de 2018 e fevereiro do ano passado. O índice de óbitos entre pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 chegou a 16,9%, contra 5,8% para os que tiveram a gripe sazonal. “O fato é especialmente chamativo se levarmos em conta que a gripe do inverno de 2018-2019 foi a pior dos últimos cinco anos na França em número de mortos”, disse a professora Catherine Quantin, do Hospital Universitário de Dijon, coautora da pesquisa.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação