Ciência e Saúde

A famosa experiência que revolucionou a psiquiatria, mas acabou desmascarada

O experimento consistia em colocar pessoas saudáveis em hospitais psiquiátricos e foi conduzida entre 1969 e 1972, nos Estados Unidos

BBC
BBC
postado em 19/12/2020 13:18
Getty Images - David Rosenhan conduziu um experimento que revolucionou a psiquiatria, mas um novo livro revela que o estudo era cheio de inconsistências


Em 1973, o psicólogo americano David Rosenhan publicou um artigo na revista científica Science que abalou as bases da psiquiatria.

Seu trabalho, intitulado Sobre Ser São em Lugares Insanos, resumia as conclusões de uma experiência que realizou entre 1969 e 1972, e que se tornou uma das mais famosas da história da psiquiatria.

O experimento consistia em colocar pessoas saudáveis em hospitais psiquiátricos.

Rosenhan e sete outros voluntários, todos sem questões de saúde mental, se apresentaram a vários hospitais psiquiátricos nos Estados Unidos.

Usando identidades falsas, eles disseram ter relatado o mesmo sintoma: diziam que ouviram uma voz falando uma das três palavras: "golpe", "vazio" ou "oco".

Como o professor da Universidade Stanford, nos EUA, escreveu em seu famoso artigo, isso teria bastado para que todos fossem internados.

O trabalho também indica que, embora todos tenham se comportado normalmente após serem admitidos, vários (incluindo ele) foram detidos por diversos dias.

Rosenham teve uma das mais longas hospitalizações. Apesar de dizer aos médicos que estava se sentindo melhor e queria ir embora, eles o mantiveram ali por 52 dias.

Homem em ambiente hospitalar
Getty Images
Rosenhan relatou que ele e outros voluntários foram internados em hospitais psiquiátricos, embora não sofressem de nenhuma doença mental

O psicólogo também denunciou abusos e negligência que ele e o restante dos voluntários receberam das equipes psiquiátricas.

Embora todos tenham sido finalmente liberados, nenhum foi considerado são.

Sete dos 8 supostos pacientes acabaram diagnosticados com esquizofrenia.

Crise

O experimento de Rosenhan e suas conclusões geraram um amplo questionamento da psiquiatria. Em particular, a capacidade do campo de fazer diagnósticos e distinguir entre insanidade e sanidade.

O trabalho de Rosenhan teve forte influência na sociedade e gerou um grande impacto cultural.

Dois anos depois de publicar seu artigo, Hollywood produziu um dos mais famosos e mais críticos filmes sobre a vida em um hospital psiquiátrico: Um Estranho no Ninho.

Estrelado por Jack Nicholson como um criminoso que finge ter uma doença mental para cumprir sua detenção em um hospital psiquiátrico em vez de na prisão, o filme ganhou o Oscar em 1976.

Cena de Um Estranho no Ninho
Getty Images
Um Estranho no Ninho é uma devastadora crítica das instituições psiquiátricas

O movimento antimanicomial alimentado pelo estudo Rosenhan levou ao fechamento de instituições psiquiátricas e mudou o diagnóstico de saúde mental nos EUA, levando à compilação de uma nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-III, por sua sigla em inglês).

O psicólogo da Universidade Stanford se tornou uma celebridade e ganhou muito dinheiro para escrever um livro para promover sua pesquisa.

No entanto, estranhamente, ele nunca concluiu aquele projeto potencialmente muito lucrativo.

"O grande farsante"

Quase meio século depois, uma investigação de uma jornalista americana sugere que o motivo pelo qual Rosenhan nunca publicou aquele livro é que o experimento original seria uma farsa.

Susannah Cahalan se interessou pelo tema da psiquiatria por um motivo muito pessoal: há alguns anos ela foi internada em um hospital psiquiátrico após ser diagnosticada com esquizofrenia, mas descobriu-se que ela não sofria desse transtorno.

Na verdade, ele sofria de uma doença autoimune rara, um tipo incomum de encefalite, ou inflamação do cérebro, e foi isso que ela apresentava sintomas parecidos com a esquizofrenia.

A jornalista de 35 anos, que trabalhava para o New York Post, escreveu um livro sobre sua experiência chamado Brain on Fire (ou Cérebro em Chamas).

Seu interesse por assuntos psiquiátricos a levou a conhecer o famoso experimento de Rosenhan, que a interessou porque narrava algo semelhante ao que ela havia experimentado.

Ele decidiu pesquisar e escrever sobre o trabalho de Rosenhan.

Susannah Cahalan
Getty Images
O primeiro livro de Susannah Cahalan, 'Brain on Fire', foi adaptado como filme pela Netflix em 2016

Ela ficou inicialmente bastante impressionada com o artigo do famoso psicólogo.

"É tão bem escrito, é evocativo, é cativante, é cheio de detalhes reveladores sobre como é ser um paciente psiquiátrico. Eu realmente não tive a sensação de que algo estava errado", disse Cahalan ao programa de rádio BBC Inside Science.

"Foi só quando rastreei seu livro não publicado e comecei a mergulhar em suas memórias que comecei a perceber que havia inconsistências entre o que ele publicou em seu artigo e o que ele escreveu neste livro não publicado", disse.

"Então encontrei os registros médicos de David Rosenhan e foi aí que os problemas começaram a aparecer", revelou.

O 'pseudopaciente' excluído

Cahalan tentou rastrear os sete "pseudopacientes" que participaram do experimento junto com Rosenhan, que morreu em 2012.

Ela diz que foi como "perseguir fantasmas". Nem mesmo a contratação de um detetive particular funcionou para localizá-los.

Finalmente, depois de anos de pesquisa, ela encontrou um: Bill Underwood, que na época do experimento era estudante de graduação em Stanford, onde Rosenhan lecionava no Departamento de Psicologia.

Underwood relatou uma experiência semelhante à que Rosenhan havia descrito.

David Rosenhan
Getty Images
Rosenhan não incluiu em seu estudo a experiência de um nono falso paciente: Harry Lando, que descreveu sua hospitalização como 'positiva'

No entanto, Cahalan descobriu que havia um nono "pseudopaciente" que participou do experimento, mas não foi incluído nos resultados finais.

Harry Lando também era aluno de graduação em Stanford, recrutado por Rosenhan por seu famoso trabalho.

Como o resto dos voluntários, ele foi hospitalizado, diagnosticado erroneamente com esquizofrenia e passou 19 dias em um hospital psiquiátrico em San Francisco.

Mas quando Cahalan conseguiu encontrá-lo, descobriu que sua experiência tinha sido muito diferente das demais.

Longe de criticar sua hospitalização, Lando a descreveu como uma experiência positiva.

"Ele estava profundamente deprimido quando era estudante, seu casamento era ruim, ele morava longe do campus e não tinha amigos", disse Cahalan.

"Enquanto David Rosenhan descreveu um submundo de abuso e negligência, Harry Lando descreveu sua experiência como quase mágica", prosseguiu. "Ele saiu de sua hospitalização de 19 dias uma pessoa transformada."

Segundo a autora, "Harry Lando acredita que seu caso não foi incluído porque não se encaixava na teoria de David Rosenhan de que as instituições psiquiátricas são locais prejudiciais que deveriam ser fechados".

Livro de Susannah Cahalan
Grand Central Publishing
Capa do livro de Susannah Cahalan

Em seu livro, The Great Pretender, ele também questiona se todos os outros voluntários que supostamente participaram do experimento realmente existiram.

Mentiras e omissões

Cahalan também conta em seu trabalho que descobriu que o próprio Rosenhan omitiu (ou distorceu) detalhes importantes sobre sua hospitalização.

O jornalista encontrou as notas escritas pelo psiquiatra Frank Bartlett, o homem que decidiu internar Rosenhan, sobre a primeira entrevista que tiveram.

Lá, ele revela que Rosenhan não apenas relatou ter alucinações auditivas (as palavras "golpe", "vazio", "oco"), como escreveu em seu artigo.

Rosenhan também disse a Bartlett que era sensível a ondas de rádio e que podia ouvir o que as pessoas estavam pensando. Mas o mais sério, diz Cahalan, é que ele também afirmou ter tendências suicidas.

Isso justificaria uma decisão de interná-lo.

"O dr. Bartlett não foi um mau médico que tomou uma má decisão... Ele foi um bom médico e fez o melhor que podia com as informações que recebeu", diz Cahalan.

DSM-III
BBC
A terceira edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-III), publicado em 1980, surgiu como consequência do trabalho de Rosenhan

Apesar de suas críticas a Rosenhan e seu experimento falho, a jornalista acredita que ele teve um impacto positivo na medicina da época ao ajudar a melhorar o diagnóstico de doenças mentais por meio da terceira edição do DSM.

"Esse manual conseguiu reunir os diagnósticos em um texto confiável, que os médicos poderiam usar para mapear vários sintomas que poderiam levar a um diagnóstico, de modo que alguém no Arkansas tivesse o mesmo diagnóstico que alguém na Pensilvânia", disse ela à BBC.

"O trabalho de David Rosenhan deu a essa abordagem do tipo lista de verificação um impulso para que ela se tornasse parte da corrente dominante da psiquiatria."


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC