IMUNIZANTE

Covid-19: Moderna diz que vacina pode proteger por até dois anos

De acordo com o presidente da companhia norte-americana, novos dados devem comprovar a eficácia da vacina também contra as variantes do Sars-Cov-2

Hellen Leite
postado em 07/01/2021 11:39 / atualizado em 07/01/2021 11:47
 (crédito: JOEL SAGET / AFP)
(crédito: JOEL SAGET / AFP)

A vacina da Moderna contra a covid-19 deve oferecer proteção por até dois anos, informou o presidente da empresa, Stephane Bancel, nesta quinta-feira (7/1). O imunizante da companhia recebeu a aprovação da União Europeia nesta quarta-feira (6/1).

Segundo o executivo, embora mais dados sejam necessários para fazer uma avaliação definitiva da durabilidade da imunização, é possível afirmar que a queda na quantidade de anticorpos gerados pela vacina em humanos diminui muito lentamente, o que confere a durabilidade do imunizante.

"O cenário de pesadelo que foi descrito na mídia na primavera com as vacinas funcionando apenas por um ou dois meses está, eu acredito, fora de questão", disse Bancel, em um evento organizado pelo grupo de serviços financeiros Oddo BHF. Ele também informou que a Moderna está prestes a provar que sua vacina é eficaz contra variantes do Sars-Cov-2 identificadas no Reino Unido e na África do Sul.

Um ensaio clínico que envolveu cerca de 30 mil pessoas concluiu que a vacina da Moderna demonstrou uma eficácia de 94,1% na prevenção da covid-19 em pessoas com mais de 18 anos. A vacina da Moderna é administrada em duas doses, com 28 dias de intervalo entre cada uma.

O ensaio também demonstrou uma eficácia de 90,9% em participantes incluídos nos grupos de risco, com doenças pulmonares crônicas, doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou infeção por HIV/Aids.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação