MÁ ALIMENTAÇÃO

Sozinha, ingestão de fritura aumenta risco de doenças cardíacas e derrame

Os cientistas reuniram os dados de 17 artigos, envolvendo, no total, 754.873 participantes e 85.906 mortes por doença cardiovascular, com tempo médio de monitoramento de 9,5 anos

Correio Braziliense
postado em 19/01/2021 06:00
 (crédito: AFP / PIUS UTOMI EKPEI)
(crédito: AFP / PIUS UTOMI EKPEI)

É amplamente sabido que a dieta ocidental não promove uma boa saúde cardiovascular, mas não está claro, exatamente, qual contribuição da fritura na elevação de riscos de doenças cardíacas graves e derrames. Para lançar alguma luz sobre isso, pesquisadores da Fundação de Pesquisa Natural e Médica da China analisaram bancos de dados de artigos científicos em busca de estudos relevantes publicados até abril de 2020. Eles constataram que, sozinha, a ingestão de alimentos fritos aumenta a probabilidade de doenças cardíacas graves e derrame. Além disso, segundo o artigo, publicado on-line na revista Heart, o risco de sofrer desses males aumenta a cada porção semanal adicional de 114g.

Os cientistas reuniram os dados de 17 artigos, envolvendo, no total, 754.873 participantes e 85.906 mortes por doença cardiovascular, com tempo médio de monitoramento de 9,5 anos. A análise mostrou que, em comparação com a categoria de consumo semanal mais baixo de alimentos fritos, o mais alto estava associado a um risco elevado de 28% de eventos cardiovasculares maiores (infarto e derrame); de 22% de doença coronariana; e de 37% de insuficiência cardíaca.

Essas associações se mantiveram mesmo quando reguladas características dos participantes. Além do mais, evidenciou-se uma ligação linear entre o consumo de alimentos fritos e os principais eventos cardiovasculares, doenças coronárias e insuficiência cardíaca. Esses riscos aumentaram substancialmente em 3%, 2% e 12%, respectivamente, em conjunto com cada porção semanal adicional de 114g.

Alimentos fritos aumentam a ingestão de energia devido ao seu conteúdo de gordura e geram ácidos graxos trans, prejudiciais, devido aos óleos vegetais hidrogenados frequentemente usados para cozinhá-los. A fritura também aumenta a produção de subprodutos químicos envolvidos na resposta inflamatória do corpo.

Além disso, iguarias, como frango frito e batatas fritas, geralmente, são ricas em sal e, muitas vezes, consumidas acompanhadas de bebidas adoçadas com açúcar, especialmente quando servidas em restaurantes fast food, dizem os autores do artigo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação