Seis meses de imunidade

Correio Braziliense
postado em 19/01/2021 06:00

A imunidade contra a covid-19 entre os pacientes recuperados pode durar pelo menos seis meses, graças à memória celular, que permite reativar a proteção em caso de uma nova exposição ao vírus, segundo um estudo divulgado ontem. O resultado da pesquisa, da Universidade de Rockefeller (Nova York), soma-se a estudos anteriores que encontraram evidências da durabilidade das defesas naturais contra o Sars-CoV-2.

“Esses resultados sugerem que os indivíduos que se infectaram com o Sars-CoV-2 podem desenvolver uma resposta imunológica rápida e eficaz em caso de reexposição”, segundo um editorial da revista Nature, que publicou o estudo. Os autores analisaram 87 pessoas pouco mais de um mês depois de terem sido infectadas e voltaram a examiná-las pouco mais de seis meses.

O estudo determinou que o nível de anticorpos produzidos pelo organismo para se defender contra a infecção diminui com o tempo. No entanto, o de linfócitos B se manteve constante. Essas células, que fazem parte dos glóbulos brancos, guardam em sua “memória” as infecções passadas, de modo que podem reativar a produção de anticorpos em caso de um novo contágio com o mesmo agente patógeno.

A questão da imunidade tem sido objeto de muitos estudos desde o início da pandemia, há um ano. No início do mês, outro estudo americano, publicado na revista Science, concluiu que a maioria dos pacientes pode ficar imunizada durante pelo menos oito meses, também graças à memória imunológica.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação