Experimento

Doze garrafas de vinho voltam para Bordeaux após viagem no espaço

Depois de voltar à Terra em 13 de janeiro a bordo do navio de carga Dragon, da empresa privada SpaceX, os brotos Merlot e Cabernet Sauvignon e as garrafas foram transportados para Bordeaux, onde serão comparados com os lotes deixados em terra nas mesmas condições de armazenamento

Agência France-Presse
postado em 02/02/2021 09:26
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Doze garrafas de vinho e 320 brotos de videira chegaram na segunda-feira à noite em Bordeaux, no sudoeste da França, após passar 14 e 10 meses respectivamente na Estação Espacial Internacional (ISS) para um experimento científico.

Depois de voltar à Terra em 13 de janeiro a bordo do navio de carga Dragon, da empresa privada SpaceX, os brotos Merlot e Cabernet Sauvignon e as garrafas foram transportados para Bordeaux, onde serão comparados com os lotes deixados em terra nas mesmas condições de armazenamento.

"A missão WISE é o primeiro programa privado de pesquisa aplicada que aproveita o entorno espacial para responder aos desafios da agricultura do futuro em uma Terra mais quente e com menos água potável", disse à AFP Nicolas Gaume, co-fundador, junto com Emmanuel Etcheparre, do Space Cargo Unlimited, que iniciou o projeto.

Na ISS, as garrafas de vinho foram mantidas nas mesmas condições que na Terra, exceto pela gravidade. "Quando o entorno da Terra é recriado no espaço como na ISS, o único parâmetro que muda em relação com a Terra é a gravidade quase nula. Isso expõe a vida na ISS a um estresse imenso", explica Nicolas Gaume.

"Nossa abordagem é que os diferentes elementos vegetais que expomos a este fator de estresse espacial desenvolverão mais resiliência" diante de outros estresses, como os vinculados à mudança climática, destaca. "O que aprendemos no setor do vinho, pensamos em desenvolver em outros âmbitos agrícolas", acrescentou.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação