Imunização

Vacina AstraZeneca/Oxford contra covid-19 tem "eficácia limitada" contra variante sul-africana

Porém, o fármaco poderia ser eficaz contra formas graves da doença, mas ainda não há dados suficientes sobre o estudo, que será publicado na segunda-feira, para confirmar de maneira definitiva

Agência France-Presse
postado em 07/02/2021 14:45 / atualizado em 07/02/2021 14:46
 (crédito: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)
(crédito: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

A vacina britânica desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford não se mostra eficaz contra as manifestações leves de covid-19 vinculadas à variante sul-africana, mas pode ter um efeito sobre as formas graves da doença, afirmou Sarah Gilbert, pesquisadora da Universidade de Oxford.

De acordo com um porta-voz da AstraZeneca, citado na edição de sexta-feira do jornal Financial Times, um estudo com 2.000 pessoas demonstrou que a vacina britânica tem "eficácia limitada ante as formas leves da doença provocada pela variante sul-africana".

Porém, o fármaco poderia ser eficaz contra formas graves da doença, mas ainda não há dados suficientes sobre o estudo, que será publicado na segunda-feira, para confirmar de maneira definitiva.

Contra a variante sul-africana, o produto da Oxford/AstraZeneca "talvez não reduza o número total de casos, mas ainda assim pode proteger contra a morte, hospitalizações e as formas mais graves da doença", afirmou neste domingo à BBC Sarah Gilbert, que lidera o desenvolvimento da vacina.

"Mas pode levar tempo antes de determinar sua eficácia contra a nova variante", cada vez mais frequente entre idosos no Reino Unido, completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação