Programa espacial

A sonda chinesa "Tianwen-1" foi inserida na órbita marciana

A China está, portanto, seguindo o caminho dos programas espaciais dos Estados Unidos, União Soviética, Índia, Agência Espacial Europeia e Emirados Árabes Unidos, cuja espaçonave "Hope" entrou em órbita marciana na terça-feira

Correio Braziliense
postado em 10/02/2021 14:24

A sonda chinesa "Tianwen-1" foi inserida na órbita marciana nesta quarta-feira (10), uma conquista sem precedentes para o programa espacial de Pequim e o primeiro passo de uma missão que em poucos meses tentará pousar um pequeno robô.

A China está, portanto, seguindo o caminho dos programas espaciais dos Estados Unidos, União Soviética, Índia, Agência Espacial Europeia e Emirados Árabes Unidos, cuja espaçonave "Hope" entrou em órbita marciana na terça-feira.

"A frenagem (da sonda) foi bem-sucedida" além de "sua inserção na órbita marciana", disse a agência espacial chinesa (CNSA) em um comunicado nesta quarta-feira.

A "Tianwen-1" foi lançada em 23 de julho na Ilha de Hainan, no sul da China. Nesse mês também foram lançadas as missões dos Emirados Árabes Unidos e dos Estados Unidos, aproveitando a conjunção do final de 2020, ou seja, o momento em que, a cada 26 meses, os dois planetas ficam mais próximos um do outro.

Desde o seu lançamento, a sonda chinesa "percorreu uma distância de cerca de 475 milhões de km e atualmente está a cerca de 192 milhões de km da Terra", observou a CNSA.

- "Mais complexas" -


A missão foi batizada de "Tianwen-1" ("Perguntas ao Céu-1") em homenagem a um antigo poema chinês sobre astronomia.

A sonda tirou sua primeira foto de Marte na semana passada: uma imagem em preto e branco mostrando parte do relevo, desfiladeiros, uma cratera e uma planície.

"Tianwen-1" é composta de três elementos: um orbitador, um módulo de pouso (que pousaria em Marte) e um robô guiado por controle remoto. Com um peso superior a 200 kg, este último terá que analisar o solo e a atmosfera marcianos e tirar fotos.

“A descida a Marte está planejada entre maio e junho de 2021”, segundo a CNSA.

Ao contrário do lançamento em órbita na quarta-feira, as próximas fases da missão "serão muito mais complexas", disse Chen Lan, analista do site GoTaikonauts.com, especializado no programa espacial chinês.

“Os procedimentos e as operações são mais complicados, já que tanto a atmosfera quanto a superfície de Marte são muito pouco conhecidas, principalmente para os chineses”, explicou.

A China tentou enviar uma sonda a Marte em 2011, em uma missão conjunta com a Rússia. Mas o projeto falhou e Pequim decidiu continuar sua aventura sozinha.

Altamente ambiciosos, os chineses esperam realizar nessa primeira tentativa tudo o que os Estados Unidos realizaram em várias missões a Marte desde os anos 1960.

Ou seja, colocar uma sonda em órbita, pousar um módulo e usar um robô controlado remotamente. Conduzir essas três operações em uma missão inaugural a Marte seria algo inédito no mundo.

A China investe bilhões de dólares em seu programa espacial, para alcançar europeus, russos e americanos. O gigante asiático enviou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003.

A China deu um salto gigante no início de 2019 ao pousar um dispositivo no outro lado da lua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação